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DATA DA PUBLICAÇÃO 25/06/2014 | Economia
Presença de lojas japonesas é intensificada na Região
Presença de lojas japonesas é intensificada na Região Loja da Japan House em São Bernardo vai apostar em vendas pela internet para fazer crescer um negócio que se populariza. Foto: Daniel Tossato
Loja da Japan House em São Bernardo vai apostar em vendas pela internet para fazer crescer um negócio que se populariza. Foto: Daniel Tossato
Rotina de culinária oriental caiu no gosto popular e já substitui o tradicional arroz com feijão

Petisco, refeição principal ou alternativa para fugir da cozinha. É assim a relação da voluntária Maria Aparecida Teixeira, 63 anos, com a culinária oriental. Há 20 anos, a moradora de São Bernardo aderiu aos produtos de uma loja de conveniência japonesa no Centro da cidade e desde então considera as tradições nipônicas uma rotina. “Todos em casa experimentamos, gostamos e muitas vezes trocamos nosso arroz com feijão pelo salmão e outros peixes crus”, diz.

Este comportamento na Região está na mira de empresários que investem para trazer mais produtos e atender a procura de brasileiros pelos itens típicos do Japão. É o caso de Celso Mamoro, 51 anos, morador do Bairro Campestre, em Santo André, que viu a grande procura de amigos e vizinhos pelos itens e a carência de uma loja japonesa nas imediações e decidiu abrir seu negócio em São Caetano.

Há três meses, com cerca de 400 produtos diferentes em sua loja no Bairro Barcelona, o lojista registra volume de caixa 40% acima do esperado para o período e ainda projeta crescimento de mais 50% nos próximos meses para incrementar o faturamento. “Muitas pessoas aprenderam e gostam de preparar a comida oriental em casa, sendo que a venda de cogumelo, molho de soja e macarrão lideram as vendas”, destacou o descendente de família japonesa.

Também em São Caetano, a rede de supermercado Hirota instalou a primeira unidade na Região em março e trouxe, no último dia 30 de maio, a franquia Daiso, com mais de 1.500 produtos diversificados. De acordo com a gerente Sandra Santos de Alencar, o setor de peixaria e congelados surpreendeu as vendas da unidade.

“Salmão, sushis e sashimis prontos apresentam grande procura, sendo que o total de vendas da peixaria correspondeu com 135% além das nossas expectativas para o período de lançamento”, apontou a gerente. Sandra anuncia nova unidade do supermercado em São Bernardo até o final do ano para atender a demanda da Região.

Há 20 anos instalada no Centro de São Bernardo, a loja de conveniência Japan House apresentou aumento de 20% na procura por itens japoneses nos últimos cinco anos. Para atender aos consumidores assíduos da unidade, os proprietários planejam uma página na internet para expor os produtos e os preços, para abrir sistema de entrega em casa nas sete cidades da Região.

“Com essa novidade esperamos aumentar o faturamento em 25% nos próximos dois anos e garantir o conforto dos nossos clientes ”, afirma o gerente Pedro Inohue. Entre os itens com maior procura está o pacote de arroz japonês, que sai entre R$ 19 e R$ 28, e o yakissoba pronto, por R$ 13,20 a bandeja.

Franquia - O aumento na procura por comidas orientais tem atraído redes de franquias para a Região. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) são 21 unidades presentes em São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá e Diadema. O segmento é responsável por 12% da taxa de crescimento do setor de alimentos em 2013.

Por Iara Voros - ABCD Maior
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