NOTÍCIA ANTERIOR
30 mil km com o Nissan Sentra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prepare-se para pegar a estrada
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/10/2007 | Veículos
Prepare-se para pegar a estrada
Se você vai viajar no próximo final de semana prolongado, vale a pena programar uma revisão no seu carro. Fazer revisão é um hábito preventivo para a segurança dos passageiros e também para a conservação do automóvel.

É importante destacar, no entanto, que nesta análise preventiva grande parte das pessoas acaba priorizando os itens aparentes no veículo, como pneus, suspensão e direção e acabam se esquecendo do que está sob o capô.

“Pneus e suspensão são os itens mais procurados pelos clientes no momento da revisão, mas há outros de igual importância que muitas vezes são deixados de lado”, garante Renato Toledo, gerente de Pós-vendas da Viamar.

O arrefecimento, com destaque para o radiador e para as mangueiras, e a injeção eletrônica são dois sistemas que podem deixar o motorista na mão em plena viagem, já que seu conserto é feito normalmente com mão-de-obra e em locais especializados, que não são encontrados em uma estrada, por exemplo.

Segundo Toledo, arrefecimento e injeção lideram o ranking de reclamações na concessionária após um feriado prolongado. “Em uma estrada, é possível trocar um pneu em um posto de gasolina, mas não dá para arrumar os bicos injetores do carro”, explica.

Toledo destaca a importância do fluido para evitar superaquecimento do sistema de arrefecimento. “A validade varia de acordo com o modelo do veículo mas, na maior parte dos casos, chega a durar dois anos”.

Já em relação à injeção, é bom ficar de olho nas velas e filtros, pois estão diretamente ligados ao consumo de combustível e ao desempenho do carro.

Evandro Maciel, engenheiro mecânico e diretor do Comitê de Veículos de Passeio da SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), aponta, além do arrefecimento, a verificação da bateria, do óleo do motor, do filtro de ar e das correias como muito importante antes de pegar a estrada. “A água do arrefecimento tem de estar sempre limpa, assim como o filtro de ar que, caso esteja sujo, prejudica o funcionamento do motor. Problemas nas correias fazem o carro parar de vez”, explica.

Um boa revisão geral, segundo Toledo, com troca de componentes, sai por aproximadamente R$ 600 e leva de três a quatro horas. Na maioria das vezes, acaba saindo mais barato que um problema em plena viagem de lazer.

Por Anelisa Lopes - DIário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.