NOTÍCIA ANTERIOR
Diadema promove oficinas de animação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Três cidades do Grande ABC participam do festival do minuto
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/04/2009 | Cultura
Prepare-se para a virada
Divulgada antecipadamente na internet por descuido da Secretaria de Cultura de São Paulo, a programação da Virada Cultural 2009 - maratona de shows marcada para os dias 2 e 3, na Capital - já instiga o público.

Segundo a secretaria, que divulgou em seu site as atrações segunda-feira à noite, dois dias antes do anúncio oficial, a série de espetáculos está sujeita a alterações.

Levando em conta o que foi anunciado - e estrategicamente retirado do ar pelo órgão governamental - dá para garantir que o evento, com entrada franca, manterá a diversidade e o alto nível dos artistas convidados. Para não se perder entre tantas ofertas, é preciso sublinhar os shows de artistas referenciais e que prometem performances memoráveis.

Rock - Para a tribo roqueira, é imperdível o show do ex-tecladista do Deep Purple Jon Lord com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, que abre a programação na Avenida São João. Instrumentista virtuoso, Lord é o grande nome internacional da Virada, assim como o ex-vocalista do Iron Maiden Paul Di'' Anno foi em 2008.

Quem aprecia o rock nacional deverá ficar atento ao encontro de gerações na Praça da República. A lista de convidados inclui medalhões como O Som Nosso de Cada Dia, Tutti-Frutti e Camisa de Vênus, além de representantes de gerações posteriores, como Nação Zumbi, Matanza e CPM 22.

Na Estação da Luz, entre os diversos participantes do tributo a Raul Seixas, merece destaque, além de Marcelo Nova, a primeira banda do compositor baiano, Os Panteras. Em 1968, antes de ganhar projeção nacional, o Maluco Beleza gravou o disco Raulzito e os Panteras, com Você Ainda Pode Sonhar, versão da lisérgica Lucy in the Sky with Diamonds, dos Beatles.

Estilos - Outro programa recomendável da Virada Cultural é o show do coletivo paulistano Instituto com as participações do rapper BNegão, da cantora e atriz Thalma de Freitas e do cantor Carlos Dafé, um dos grandes nomes do samba-rock, estilo forjado nos anos 1970.

No repertório, pérolas dos antológicos discos Tim Maia Racional. obra que marcou a fase mística do síndico da MPB. Vale a pena conferir, no mesmo local, a performance do grupo Novos Baianos, outro clássico do pop brasuca.

Palcos

Avenida São João


O tecladista britânico Jon Lord, ex-Deep Purple, dará início à maratona de espetáculos no palco principal do evento, montado na Avenida São João. Ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, ele vai apresentar o Concerto para Grupo e Orquestra, de 1970.

Pelo mesmo palco devem passar Geraldo Azevedo, Marcelo Camelo, o coletivo Instituto tocando Tim Maia Racional (com BNegão, Thalma de Freitas e Carlos Dafé), Tribo de Jah, Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro, Novos Baianos e Maria Rita.

Teatro Municipal

Como de costume, o Teatro Municipal reunirá artistas tocando álbuns clássicos na íntegra. Arrigo Barnabé vai apresentar seu Clara Crocodilo, enquanto Egberto Gismonti tocará Alma e Tom Zé interpretará o álbum Grande Liquidação. Ainda estão na programação do teatro os artistas Chico Cesar (CD Aos Vivos), Violeta de Outono (idem), Cama de Gato (idem), Fafá de Belém (Água), Francis Hime e Orquestra Experimental de Repertório (Francis Hime) e Beto Guedes (Alma de Borracha).

Estação da Luz

Nesse palco devem ocorrer os shows em homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas, a serem completados em agosto. Cada artista ou grupo irá interpretar um disco do cantor e compositor baiano na íntegra.

O primeiro show será da banda original de Raul, Os Panteras. A programação conta ainda com as presenças do último kavernista Edy Star, Vivi Seixas (filha do cantor), Kika Seixas (ex-mulher) e do roqueiro Nasi. A última atração será o cantor Marcelo Nova.

Largo do Arouche

Revezam-se no palco: Benito di Paula, Luis Ayrão, Wando, Reginaldo Rossi, Beto Barbosa, Wanderley Andrade, Bartô Galeno, Jane e Herondi, Silvio Brito, Odair José e Wanderley Cardoso.

Praça Dom José Gaspar

O local propício a apresentações mais intimistas receberá pianistas. Estão programados: Duo Lumina, Duo Gis Branco, Vitor Gonçalves, Lulinha Alencar, Pepe Cisneros, Beto Betrami, Leandro Cabral, Edson Sant''anna, Beba Zanettini, Rafael Vernet, Délia Fischer e Mário Moita.

Largo Santa Efigênia

O pessoal dito alternativo deve acompanhar shows de Anelis Assumpção, Iara Rennó, Lívia Nestrovski, Danilo Moraes, Curumin, Rockers Control, DJ Tudo, Os Pamonheiros, Banda Cayana, Leo Cavalcanti, Marcelo Jeneci, Por quê?, Bárbara Rodrix, Dani Black e Pedro Altério e Comadre Fulozinha.

Praça da República

Será o endereço do rock nacional, com Tutti-Frutti, O Som Nosso de Cada Dia, Joelho de Porco, Camisa de Vênus, Velhas Virgens, Los Goiales All Stars, MQN, Matanza, Vanguart, CPM 22, Nação Zumbi, Nasi e The Electric Sitar Experience. Lá, o último show será da Central Scrutinizer Band, apontada como a melhor banda cover de Frank Zappa do mundo. O destaque desse encerramento será Ike Willis, lendário cantor do grupo de Zappa.

Palco Rio Branco

Para quem quiser dançar ao som de Sandália de Prata, Farufyno, Trio Mocotó, Clube do Balanço, Os Opalas, Sambasonics, Colomi, Balaco, Projeto Coisa Fina (Moacir Santos), Juliana Amaral e Gafieira etc e tal, Gafieira São Paulo e Havana Brasil.

Por Dojival Filho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.