NOTÍCIA ANTERIOR
Polêmica do dossiê agita casamento da filha de Dilma
PRÓXIMA NOTÍCIA
Legislativo acaba com chance de Guaraciaba se tornar um lixão
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/04/2008 | Política
Prefeituráveis têm na Saúde a prioridade
Saúde será a grande bandeira de campanha dos pré-candidatos a prefeito das sete cidades da região, que disputarão a eleição em outubro. Dos 24 principais prefeituráveis – entre todas as cidades – ouvidos pelo Diário, seis escolheram o tema como mote na disputa.

Os números do setor justificam a preocupação com esta área: os leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) no Grande ABC estão bem abaixo da média do Estado, que é 1,97 para cada 1.000 habitantes. Diadema é a que apresenta o melhor quadro, com 1,21 leito para cada 1.000 habitantes. Em Rio Grande da Serra, o índice é zero.

Apesar de contar com 2,5 milhões de moradores, a região conta com apenas dois hospitais estaduais: Serraria, em Diadema e Mário Covas, em Santo André. Os dados são de 2003 da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados).

A seis meses de os 1,7 milhão de eleitores do Grande ABC irem às urnas, os prefeituráveis ainda elaboram seus planos de governo e justificam que é cedo para dar detalhes das propostas de campanha, já que ainda não foram ratificados como candidatos pelas legendas. Saúde foi lembrada por dois dos três principais pré-candidatos de Diadema e Mauá.

Entre os possíveis sucessores de José de Filippi Júnior (PT) em Diadema, Mário Reali (PT) e José Augusto da Silva Ramos (PSDB) – que devem polarizar a disputa – defendem uma ação mais efetiva neste setor.

Dos que pleiteam a cadeira de Leonel Damo (PV) em Mauá, Oswaldo Dias (PT) e Diniz Lopes (PSDB) também propõem mudanças no gerenciamento da área.

Em Ribeirão Pires, somente Valdírio Prisco (PSDB) abordou o assunto como principal bandeira da campanha.

Entre os pré-candidatos de São Bernardo, apenas Luiz Marinho (PT) – atual ministro da Previdência – aceitou falar da possível bandeira (também Saúde). Os demais usaram como justificativa para a negativa o impasse sobre o candidato governista à sucessão de William Dib (PSB).

Dos prefeitos que tentarão a reeleição, José Auricchio Júnior (PTB), de São Caetano, disse que pretende “cuidar das pessoas”. Clóvis Volpi (PV), de Ribeirão Pires, planeja investir mais em obras. Adler Kiko Teixeira (PSDB), de Rio Grande da Serra, não foi localizado para falar sobre sua proposta para um possível novo mandato.

O segundo tema mais lembrado pelos políticos foi a área social, de uma forma genérica. Logo atrás vieram Educação e Desenvolvimento Econômico, duas citações para cada tema. Ação para o funcionalismo foi lembrada apenas uma vez.

Por Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.