NOTÍCIA ANTERIOR
Lula vai à TV no domingo para falar sobre o petróleo do pré-sal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Independência do Brasil é celebrada em todo o país
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/09/2009 | Política
Prefeituráveis derrotados já miram processo eleitoral de 2010
Passados 11 meses das eleições 2008, nas quais os eleitores escolheram seus vereadores e prefeitos no Grande ABC, a maioria dos candidatos derrotados às sete prefeituras da região concentra esforços para o processo eleitoral de 2010. De olho na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados em Brasília, eles começam as articulações e movimentações partidárias, já que o pleito será realizado dentro de 13 meses.

Em Santo André, por exemplo, o postulante petista segundo colocado na corrida pelo Paço, Vanderlei Siraque, retomou seu mandato como deputado estadual e agora prepara sua candidatura para ocupar gabinete em Brasília. O parlamentar, que amargou derrota inesperada, já que quase venceu no primeiro turno, pretende dobrada com o ex-prefeito João Avamileno (PT), provável candidato a deputado estadual.

O tucano Orlando Morando, de São Bernardo, também prepara-se para concorrer ao terceiro mandato na Assembleia Legislativa. Morando, que chegou ao segundo turno com o atual prefeito Luiz Marinho (PT), afirmou que junto às funções de parlamentar acumula ainda a administração de seu supermercado e a vice-presidência da Associação Paulista de Supermercados.

Na mesma linha, Alex Manente, do PPS, que também concorreu à Prefeitura, prepara candidatura para a reeleição a deputado estadual.

Segundo colocado em Diadema com 35,4% dos votos, o deputado estadual José Augusto Ramos (PSDB) também articula sua campanha ao quarto mandato no Legislativo paulista. Augusto foi subprefeito da Capela do Socorro, em São Paulo, no início da gestão do então prefeito tucano José Serra (hoje governador).

O ex-socialista e agora democrata, Chiquinho do Zaíra, que levou a eleição em Mauá ao segundo turno, já manobra possível campanha para deputado federal. Ele, que obteve 93.382 votos em 2008, garante que o número o credencia a disputar a vaga em Brasília. O primeiro passo foi dado com a filiação ao partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM).

Suporte - Alguns candidatos derrotados às prefeituras da região passaram a dedicar-se ao suporte de figuras nacionais em seus partidos. É o caso de Carlos Augusto Cezar, o Cafu (PT), que viu a reeleição de Adler Kiko Teixeira (PSDB), com 80% dos votos em Rio Grande da Serra.

O petista afirma que vem se dedicando a percorrer o Estado ao lado de Marta Suplicy (PT), candidata derrotada à Prefeitura de São Paulo. "Ela concorrerá. A que cargo, saberemos em março. Meu projeto é fazê-la vencer."

Mário Nunes (PT), pleiteante derrotado em Ribeirão Pires, também atua no suporte ao deputado Federal Vicente Paulo da Silva (PT). "Estou na coordenação do mandato dele em São Paulo", destacou.

Por Clébio Cavagnolle Cantares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.