NOTÍCIA ANTERIOR
Burocracia atrasa obras em estações
PRÓXIMA NOTÍCIA
Combate a fraudes recupera 12 milhões de litros de água
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/07/2014 | Setecidades
Prefeituras querem instalar LED em todos os semáforos
Prefeituras querem instalar LED em todos os semáforos Foto: Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
As prefeituras do Grande ABC planejam instalar lâmpadas de LED em todos os semáforos das cidades. Atualmente, cerca de 45% dos sinais luminosos de Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá possuem essa tecnologia, que diminui os custos operacionais e melhora a visibilidade aos motoristas. As assessorias de imprensa dos demais municípios da região não informaram os números até o fechamento desta edição.

Nas quatro cidades que forneceram os dados existem 732 pontos semaforizados, sendo que 331 possuem os materiais de LED. Santo André é o município que mais utiliza a tecnologia: dos 377 faróis existentes, 194 (51,4%) são de LED. Em seguida estão Mauá (44,1%), Diadema (40%) e São Caetano (33,6%).

Cada Prefeitura possui um cronograma diferente para substituição dos aparelhos. O Executivo de Santo André pretende gastar R$ 2,5 milhões para trocar 57 lâmpadas incandescentes até o fim do ano que vem. Mauá e Diadema informaram que pretendem instalar o novo modelo em 100% dos semáforos em breve, mas não divulgaram os prazos.

Já o diretor de Trânsito de São Caetano, Marcelo Ferreira de Souza, espera trocar todos os equipamentos ainda neste ano. “Já fizemos a instalação em boa parte das vias de maior importância, como as ruas Baraldi, Alagoas e Visconde de Inhaúma. Na Avenida Goiás, estamos colocando de forma gradativa.”

Segundo Souza, as lâmpadas de LED proporcionam mais segurança aos motoristas, já que são mais luminosas do que as convencionais. “Nos sinais com material incandescente, a visibilidade é muito ruim em situações com sol forte, o que pode confundir os condutores e até provocar acidentes”, comenta. O investimento previsto não foi informado.

HALÓGENAS

Em Santo André, além das 57 luminárias incandescentes, o município possui 122 halógenas. Esse tipo de material não possui a eficiência do LED, mas, ainda assim, tem luminosidade mais intensa e maior vida útil do que as lâmpadas do tipo incandescente.

Modelo consome 90% menos energia

A economia de energia proporcionada pela utilização de lâmpadas de LED em semáforos é de aproximadamente 90%, de acordo com o professor Francisco da Costa Saraiva Filho, que leciona Eletrônica de Potência e Industrial na FEI (Fundação Educacional Inaciana).

“Em um cruzamento simples, o semáforo com lâmpada convencional consumiria 1.500 Watts. O de LED consome apenas 150 Watts”, compara. O professor salienta que a durabilidade da luminária de LED também é significativamente maior: cerca de dez vez a mais em relação à incandescente. “Como demora muito mais para queimar, o gasto com manutenção é bem mais baixo.”

O especialista pondera que o custo para a aquisição de uma lâmpada de LED é mais alto do que o necessário para a compra de um modelo convencional. “Mas a relação entre custo e benefício compensa.”

Outra vantagem da utilização do LED é a possibilidade da instalação de nobreak, equipamento que mantém o sistema em funcionamento em queda de luz. “Como o LED exige menos potência para funcionamento, a bateria do nobreak é menor e pode ser acoplada com mais facilidade.”

Por Fabio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.