NOTÍCIA ANTERIOR
Feira Livre do Zaíra muda de endereço
PRÓXIMA NOTÍCIA
Agentes comunitários e professores são graduados em Educação Alimentar
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/12/2011 | Cidade
Prefeitura realiza formatura de novos voluntários da Defesa Civil
Prefeitura realiza formatura de novos voluntários da Defesa Civil Agentes irão integrar Núcleo de Defesa Civil do Jardim Zaíra
Agentes irão integrar Núcleo de Defesa Civil do Jardim Zaíra
Agentes irão integrar Núcleo de Defesa Civil do Jardim Zaíra

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realiza a formatura de 50 novos agentes de Defesa Civil nesta sexta-feira (16), às 14h30, no Centro de Formação de Professores governador Miguel Arraes. São 50 voluntários que fizeram curso de formação e estão aptos a reconhecer as situações de emergência, identificar os locais de risco, usar a linguagem técnica e comunicar-se adequadamente com os moradores, além de dominar os procedimentos de primeiros socorros. A iniciativa é aumentar o número de voluntários para atuar no período de chuvas intensas no município. A nova equipe recebeu aulas práticas e teóricas, visitando inúmeras áreas de risco, como no Morro do Macuco, no Jardim Zaíra, e Jardim Oratório.

A Defesa Civil de Mauá tem sua base na Secretaria de Segurança Pública, onde os agentes contam com computadores, telefones e viaturas, além dos equipamentos para atendimentos de rotina. A Defesa Civil já contava com 10 agentes que atuaram nas chuvas do início do ano e agora se juntam ao grupo guardas civis municipais e os voluntários que passam a integrar o Núcleo de Defesa Civil (Nudec) do Jardim Zaíra.

A expectativa da Secretaria é formar mais dois Nudecs nos jardins Rosina e Oratório. Os objetivos dos Nudecs são envolver os moradores situados em áreas de risco, estimular a participação nas ações de segurança social, prevenir e preparar a população para os momentos de acidentes. Todos receberão colete de identificação, apito e capa de chuva.

Três voluntários representam o município de Ribeirão Pires. Em setembro, uma outra equipe foi formada no Nudec dos jardins Sonia Maria e Silvia Maria. Os 50 voluntários são moradores dos bairros e estão aptos a auxiliar na prevenção e na resposta às emergências locais ou do entorno do Polo Petroquímico, em caso de necessidade. Eles estão capacitados a fazer primeiros socorros, evasão de área, segurança no lar e combate a incêndios, entre outras ações, após terem passado por cursos que totalizaram carga horário de 16 horas.

No início de dezembro, os agentes de Defesa Civil de Mauá tiveram a oportunidade de participar de um simulado de vazamento de gás, realizado pela empresa Braskem e pela Associação das Indústrias Petroquímicas do Polo de Capuava (Apolo), em que protagonizaram uma evacuação de emergência de 200 moradores do Jardim Sonia Maria. A ação teve o objetivo de treinar e avaliar a atuação dos moradores e profissionais envolvidos em uma situação de emergência.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.