DATA DA PUBLICAÇÃO 26/11/2010 | Geral
Prefeitura prevê só R$ 1 mi para ciclovias
O discurso já foi ouvido milhares de vezes: bicicleta é meio de transporte e São Paulo precisa de mais ciclovias e ciclofaixas para melhorar a mobilidade dos paulistanos. Mas se depender do planejamento da prefeitura para 2011 as coisas não vão mudar tão fácil assim. Dos R$ 34,6 bilhões previstos no orçamento, apenas uma rubrica de R$ 1 milhão e outra de R$ 1.000 são para a infraestrutura cicloviária da cidade.
Esta é a primeira vez que existem dotações específicas para bicicletas no orçamento municipal. Mas os investimentos de R$ 1 milhão e R$ 1.000 correspondem somente a 0,09% do total a ser gasto pela Secretaria de Transportes (R$ 1.152.192.088). Segundo especialistas, o valor seria insuficiente até para realizar estudos e construir uma ciclovia de comprimento maior que 5 km, por exemplo.
Além disso, chama a atenção o fato de que R$ 1 milhão - ou seja, praticamente toda a verba - está previsto para ser utilizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que é responsável pela construção de ciclovias em parques e em áreas de lazer. Apenas um valor simbólico de R$ 1.000 está previsto para ser gasto com esses projetos na Secretaria de Transportes, responsável pelas obras em avenidas e ruas visando a melhorar a mobilidade urbana.
Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que trabalha com os objetivos da Agenda 2012, programa de metas da prefeitura que prevê 100 km de ciclovias e ciclofaixas até 2012. A pasta informou que inaugurou, em parceria com o governo do Estado, 13 km de ciclovia na várzea do rio Tietê e que todos os novos terminais de ônibus projetados pela prefeitura contemplam bicicletários. A pasta não respondeu em qual obra será gasto o R$ 1 milhão orçado para 2011.
Esta é a primeira vez que existem dotações específicas para bicicletas no orçamento municipal. Mas os investimentos de R$ 1 milhão e R$ 1.000 correspondem somente a 0,09% do total a ser gasto pela Secretaria de Transportes (R$ 1.152.192.088). Segundo especialistas, o valor seria insuficiente até para realizar estudos e construir uma ciclovia de comprimento maior que 5 km, por exemplo.
Além disso, chama a atenção o fato de que R$ 1 milhão - ou seja, praticamente toda a verba - está previsto para ser utilizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que é responsável pela construção de ciclovias em parques e em áreas de lazer. Apenas um valor simbólico de R$ 1.000 está previsto para ser gasto com esses projetos na Secretaria de Transportes, responsável pelas obras em avenidas e ruas visando a melhorar a mobilidade urbana.
Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que trabalha com os objetivos da Agenda 2012, programa de metas da prefeitura que prevê 100 km de ciclovias e ciclofaixas até 2012. A pasta informou que inaugurou, em parceria com o governo do Estado, 13 km de ciclovia na várzea do rio Tietê e que todos os novos terminais de ônibus projetados pela prefeitura contemplam bicicletários. A pasta não respondeu em qual obra será gasto o R$ 1 milhão orçado para 2011.
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