NOTÍCIA ANTERIOR
Programa presta auxílio para morador que vai construir sua casa popular
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vigilância Sanitária realiza palestra sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/09/2010 | Cidade
Prefeitura lança projeto pioneiro ''Expresso Cegonha'' na Semana Nacional do Trânsito
A Prefeitura de Mauá quer garantir que os bebês nascidos na Maternidade do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini voltem em segurança para casa após a alta hospitalar. Para isso, o Projeto Expresso Cegonha começa a funcionar no Hospital, a partir de sábado (18), às 9h, início da Semana Nacional de Trânsito. O Expresso Cegonha é a primeira ação do Programa de Saúde no Tráfego, criado pela Secretaria de Saúde, e transportará as mães e os recém nascidos na Maternidade do Hospital Nardini.

O secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior, afirma que Mauá é pioneira no transporte seguro dos bebês porque a segurança das crianças está em primeiro lugar, ainda mais agora, com as mudanças na Lei de Trânsito. “Além de estimular a realização de pré-natal na rede municipal de Saúde, incentivar o aleitamento materno, garantir a primeira consulta até 10 dias após a alta, agendamento com ginecologista para a puérpera e dentista para a criança, a nossa preocupação também é que as mães saibam como prevenir os acidentes com seus bebês”, explica o diretor do Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente, Rogério do Prado.

A expectativa da Secretaria é de que sejam transportados cerca de cinco recém nascidos por dia. “Algumas mães não têm veículo próprio e esse procedimento vai permitir um pouco mais de tranquilidade para elas”, finaliza o secretário. O Projeto conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Segundo o secretário da pasta, Renato Moreira, o Programa de Saúde no Tráfego “será benéfico para prevenir a gravidade das lesões resultantes dos acidentes automobilísticos e, em alguns casos, garantir a preservação da vida.”

O médico da rede municipal, Henrique Naoki Shimabukuro , também diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e da Associação Paulista de Medicina de Tráfego, está à disposição da Secretaria para atuar no município como especialista nesta área. Ele explica que o projeto – de sua autoria e encampado pela Secretaria de Saúde – visa prevenir a mortalidade e as lesões que persistem após acidentes de trânsito em que as crianças estão envolvidas.

Serão disponibilizados dois veículos da Secretaria, devidamente caracterizados e equipados, que levarão os pequeninos até em casa acomodados nos dispositivos de retenção para crianças. O objetivo é prevenir a morbi-mortalidade infantil e atender à Resolução nº 277, de 28 de maio de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ela dispõe sobre o transporte de crianças e a utilização de dispositivo de segurança nos veículos.

Dois berços portáteis porta-bebê serão usados para transportar as crianças e reduzir o risco em casos de colisão ou de desaceleração repentina do veículo no trajeto de saída da Maternidade e chegada na residência. Este tipo de equipamento deve ser utilizado para transporte desde o nascimento até um ano de idade ou até que a criança tenha, aproximadamente, 8 kg. O bebê deve ficar acomodado na cadeirinha, no banco traseiro, de costas para o motorista e de frente para o vidro traseiro, com roupas que permitam que o cinto passe entre suas pernas, com as alças do cinto ajustadas e adaptadas à espessura de sua roupa. Se possível, um acompanhante deve ficar no banco traseiro ao lado do bebê.

Para orientar as famílias que tiverem automóvel próprio, 10 profissionais do Hospital, que serão multiplicadores das informações, passaram por treinamento para proceder uma alta hospitalar monitorada e falar sobre a obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança e as formas ideais de locomoção. A média de nascimentos no Hospital é de 180 crianças por mês.

Em 2008, no país, ocorreram 802 mortes e 22.472 vítimas não fatais em decorrência de acidentes de trânsito com crianças de zero a 10 anos. A principal causa de morte em crianças de 1 a 14 anos está relacionada a este tipo de acidente.

Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini é referência regional, atendendo usuários dos municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. É referência na realização de partos de alto risco. As especialidades oferecidas no equipamento são: clínica médica e cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, psiquiatria e ortopedia.

Em 2009, foram realizados no Pronto-Socorro 219.415 atendimentos de urgência e emergência e 9.967 internações hospitalares. Atualmente conta com 161 leitos cadastrados no Ministério da Saúde. Em fevereiro, a Prefeitura firmou convênio com a Fundação do ABC para transferir o gerenciamento do Hospital Nardini, como forma de qualificar o atendimento.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.