NOTÍCIA ANTERIOR
Oposição trava mais uma vez votação de Luos e Código de Obras em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura de Mauá comemora o Dia Mundial da Terra com plantio e conscientização
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/04/2014 | Cidade
Prefeitura lança edital para empresas interessadas em explorar transporte coletivo na cidade
Prefeitura lança edital para empresas interessadas em explorar transporte coletivo na cidade O Prefeito apresentou detalhes da licitação em coletiva nesta quarta-feira. Foto: Roberto Mourão/PM
O Prefeito apresentou detalhes da licitação em coletiva nesta quarta-feira. Foto: Roberto Mourão/PM
Modelo da concessão garantirá a melhoria e modernização do sistema, com ônibus novos e aumento da frota

A Prefeitura de Mauá publica nesta quinta-feira (17) o Edital de Licitação para Concessão dos Serviços de Transporte Público Coletivo na cidade. O documento foi elaborado de forma a garantir a melhoria significativa nos serviços prestados à população, oferecendo um transporte coletivo de qualidade. Além disso, o processo garante o controle do poder público sobre o setor, depois de décadas de concessões que não possibilitavam a regulação por parte da Prefeitura.

“Modernizar o sistema de transporte público sempre foi uma de nossas prioridades. Esse edital foi feito com cuidado para garantir a conclusão do processo com rapidez e segurança. Tenho certeza de que nosso modelo de transporte será referência não só para o ABC como para todo o Estado de São Paulo”, disse o prefeito Donisete Braga em coletiva em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (16).

Entre as exigências do edital estão:

- A renovação da frota, com 100% dos ônibus fabricados em 2014, tanto chassis quanto carrocerias;

- Todos os ônibus serão acessíveis e equipados com câmeras de monitoramento;

- Aumento da frota de 215 para 250 veículos;

- Construção e conservação de 300 abrigos de ônibus;

- Manutenção e limpeza dos terminais de ônibus, inclusive dos novos que a cidade irá construir (Central, João Ramalho, Itapeva, Zaíra, Itapark e Guapituba);

- Implantação do serviço Atende, para transporte programado de pessoas com deficiência.

O novo sistema de transporte terá dispositivos para garantir o controle e a fiscalização do serviço: os validadores e o GPS instalados em cada ônibus serão de propriedade da prefeitura, monitorados na central instalada no Terminal Central. Com isso, a administração poderá controlar o número de passageiros transportados e o cumprimento dos horários das linhas, identificando e corrigindo eventuais problemas.

O edital ainda prevê que os funcionários das empresas que operam ou operaram recentemente na cidade (Suzantur, Leblon e Cidade de Mauá) terão preferência para contratação. A nova concessionária terá que desenvolver programa de treinamento e capacitação constantes de seu pessoal.

“Não queremos um sistema para carregar gente, queremos um modelo moderno de mobilidade”, observou o prefeito.

A concessão para exploração do serviço será feita por meio de Outorga Onerosa, ou seja, vencerá a licitação a empresa que, além de cumprir o estabelecido para o serviço, oferecer a melhor proposta de contrapartida financeira para o município. O mínimo estipulado para outorga é de R$ 5 milhões. O valor deverá ser pago 50% à vista e 50% em 24 meses.

A concessão terá validade de 10 anos – renováveis por mais 10 anos, e será de lote único, logo, quem vencer operará todo o transporte na cidade. A administração avaliou que operar com apenas um lote é o melhor modelo por questões de economicidade. Vale ressaltar que não há impedimento legal para a operação do sistema em lote único.

Outro ponto a ser destacado é que, pelo edital, a empresa concessionária terá que contribuir mensalmente com 4% da receita bruta para o município. Esse dinheiro será utilizado na melhoria do próprio sistema, investido em fiscalização, manutenção, etc.

O prazo para a entrega das propostas das empresas interessadas é de 45 dias. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 5 de junho.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6407 dias no ar.