NOTÍCIA ANTERIOR
A ''internet das coisas'' exige sistemas que cuidam de si mesmos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Google Brasil lança programa para recrutar pessoas com deficiência
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2015 | Informática
Prefeitura lança domínio .rio para reforçar a marca da cidade
Extensão de endereço de internet já pode ser adquirida a partir de quinta.

Custo será em torno de R$ 130 por ano; 4.500 já fizeram pré-reserva.


A partir das 17h da quinta-feira (17), cariocas da gema ou do coração poderão ter seu lugar na internet. Basta acessar www.meudominio.rio para ter a marca do Rio em seu site. A prefeitura lançou nesta quarta-feira (16) o domínio .rio, a extensão de endereço de internet que vai reforçar a imagem da cidade. Segundo o prefeito Eduardo Paes, o Rio é a primeira cidade da América Latina a ter um domínio com seu nome.

O presidente da Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Number (Icann), presente no lançamento do .rio, disse que espera que a iniciativa sirva de exemplo para outras cidades. Outras grandes cidades do mundo que possuem domínios próprios são Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma, Berlim e Viena.

Inicialmente, apenas as operadoras HostNet e Mexcorp.net comercializarão o domínio. O preço anual deve ficar em torno de R$ 130, segundo a prefeitura. O secretário municipal de Administração, Marcelo Queiroz, explicou que existem 4.500 pedidos feitos na pré-reserva acontecida em 2014.

Esses interessados têm até 60 dias para concretizar o pedido, fazendo o pagamento. Se não fizerem, o domínio pedido volta a ficar disponível. O secretário explicou que a iniciativa não visa a fortalecer o caixa da prefeitura, mas sim, reformar a imagem da cidade no cenário econômico.

“Dessa forma o Rio começa a ter uma identidade virtual. A marca .rio significa o jeito de ser carioca, a cidade com capacidade de transformação. Isso vai gerar mais economia para a cidade. O domínio .rio amplia a identificação de fornecedores de produtos e serviços com a marca da cidade e o espírito carioca, agregando valor aos sites de internet ”, disse.

'Cidade-sonho'
Para o prefeito Eduardo Paes, o usuário do domínio .rio, em vez de receber uma nota fiscal ou um recibo ao adquiri-lo, deveria ganhar uma certidão de nascimento.

“Passaremos a carregar o nome desse lugar fantástico que é o Rio”, brincou Paes.

Segundo ele, o Rio tem uma marca forte: “O Rio é a cidade-sonho. Com todos os problemas e o marketing contrário que acontece, principalmente quando se fala de violência, o Rio tem um nome que enfeitiça. Lá fora, o Rio gera uma atração quase fatal em todas as pessoas. A marca do Rio é forte sob o ponto de vista econômico. Não vencemos a corrida para sediar as Olimpíadas porque tínhamos melhor infra-estrutura. Vencemos pelos problemas que enfrentávamos e as Olimpíadas poderiam significar possibilidade de transformação”, disse.

O prefeito afirmou ainda que sempre que puder colocar o nome Rio, a prefeitura vai colocar. Ele disse que gostaria muito de mudar o nome da Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, identificado nos meios da aviação como GIG, para Rio.

“Mas isso depende da Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos)”, lamentou.

Por Lilian Quaino - G1, no Rio
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.