NOTÍCIA ANTERIOR
Gestão Kassab é ruim ou péssima para 43%, diz Ibope
PRÓXIMA NOTÍCIA
Russomanno ultrapassa Serra e lidera disputa pela Prefeitura de São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/08/2012 | Política
Prefeitura estuda revitalização do Pavilhão Vera Cruz
Prefeitura estuda revitalização do Pavilhão Vera Cruz Intenção é retomar importância que espaço já teve na indústria cinematográfica do País. Foto: Luciano Vicioni
Intenção é retomar importância que espaço já teve na indústria cinematográfica do País. Foto: Luciano Vicioni
Prefeito Luiz Marinho pensa em gestão própria ou concessão à iniciativa privada; estudo definirá melhor forma

A Prefeitura de São Bernardo estuda duas formas de concretizar a revitalização do Pavilhão Vera Cruz: gestão própria ou concessão à iniciativa privada, mantendo os serviços gratuitos.

A proposta do prefeito Luiz Marinho (PT) é revitalizar e transformar o estúdio da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz em uma Fundação e retomar a importância que o espaço já teve na indústria cinematográfica do País.

Além de revitalizar os estúdios, o Vera Cruz vai abrigar a escola de audiovisual para qualificação profissional, cinemas e teatros. De acordo com a Prefeitura, o custo médio com a revitalização do espaço e compra de equipamento será de R$ 150 milhões.

Marinho explicou sobre a dificuldade de financiar o projeto com recursos públicos. Para o prefeito, a decisão da sua gestão foi priorizar os investimentos em saúde, educação e habitação.

“Por isso, estamos fazendo estudos em duas linhas: ou usaremos recursos públicos com suporte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Ministério da Cultura ou será concessão para a iniciativa privada. Demanda tempo para analisarmos isso e precisamos comprovar equilíbrio financeiro. Essa é a nossa grande dificuldade para viabilizar o projeto”, explicou Marinho.

Entretanto, o prefeito afirmou que chegará a uma conclusão e a proposta será concretizada. “Para revitalizar e transformar o Vera Cruz no que foi no passado, não é fácil nem simples. É por isso que os outros prefeitos não tocaram o projeto. Mas estamos trabalhando para isso e vai ser concretizado. Sempre soube que não seria fácil, mas sempre que pensei a cidade para o futuro, o Vera Cruz estava entre as prioridades”, acrescentou.

Hoje, o Vera Cruz funciona como centro de exposições.

Escola de Audiovisual é realidade

Em novembro, a Prefeitura vai inaugurar o Centro de Formação Audiovisual, com cursos regulares voltados à área. O centro inicialmente será abrigado no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) até que o Pavilhão Vera Cruz seja revitalizado.
As inscrições para os cursos de cinema e cinema de animação devem ocorrer em novembro com previsão de início para 2013. A Prefeitura não informou quantas vagas serão abertas.

“A inauguração da escola é o início para concretizar a revitalização do Vera Cruz. Vamos inaugurar em novembro a escola para iniciar o processo de formação”, disse Marinho.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.