NOTÍCIA ANTERIOR
Vídeo de homem nu repercute na internet
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André prevê plantio de 15 mil árvores
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/11/2014 | Setecidades
Prefeitura desocupa terreno com 300 famílias em São Bernardo
Prefeitura desocupa terreno com 300 famílias em São Bernardo A ocupação, nomeada Devanir José de Carvalho, homenageava o metalúrgico de Diadema e combatente assassinado pela ditadura militar Foto: Edu Guimarães
A ocupação, nomeada Devanir José de Carvalho, homenageava o metalúrgico de Diadema e combatente assassinado pela ditadura militar Foto: Edu Guimarães
Área no bairro Cooperativa havia sido ocupada na madrugada deste sábado (29/11)

A Prefeitura de São Bernardo decidiu esvaziar o terreno particular com cerca de 300 famílias ocupado durante a madrugada deste sábado (29/11), no bairro Cooperativa. A ação ocorreu durante a tarde deste sábado e foi duramente criticada pelo MLB (Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas). A intenção do grupo era garantir a inclusão da área, ociosa há dez anos, no programa Minha Casa, Minha Vida. A Prefeitura alegou que o movimento não havia inscrito nenhum projeto no programa federal.

A desocupação foi realizada pela Guarda Civil Municipal. Apesar da área ser particular e passível de reintegração de posse pela Justiça, a administração afirmou em nota que a área estava situada em zoneamento industrial, sem a previsão da função social de moradia. "A Prefeitura está à disposição para apoiar movimentos com demanda habitacional que queiram empreender na cidade dentro das regras do Minha Casa Minha Vida Entidades. Mas entende que não cabem iniciativas que se configuram como tentativas de 'passar na frente' de quem está seguindo a regra pactuada com a sociedade. Em defesa de sua política habitacional e urbana, a Prefeitura desfez a ocupação", afirmou o comunicado oficial.

No momento da ação, o acampamento já havia tomado grandes proporções, o que levou a confusão na retirada de pertences. Famílias relataram abusos por parte da GCM e declaram não ter tido tempo de efetuar a retirada de itens pessoais dos barracos. "Teve gente que perdeu dinheiro, documentos e celulares. E casos de pessoas feridas com bombas de gás, inclusive mulheres grávidas", relatou um dos coordenadores da ocupação, Gilmar da Silva Costa.

Sobre a posição da GCM, a Prefeitura de São Bernardo declarou que o material apreendido (mochilas, panelas e algumas ferramentas usadas na ocupação) foi encaminhado ao Depósito do Setor de Controle de Adensamento - Brigada e será entregue aos donos a partir de solicitação pelo telefone 4368-2734.

Ocupação - A ocupação, nomeada Devanir José de Carvalho, homenageava o metalúrgico de Diadema e combatente assassinado pela ditadura militar. O terreno em questão fica localizado na Estrada Fukutaro Yida.

Por Nicole Briones - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.