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DATA DA PUBLICAÇÃO 14/04/2010 | Veículos
Prefeitura de SP encomenda carros elétricos para frota da CET
A Prefeitura de São Paulo encomendou nesta terça-feira (13) carros elétricos para a frota da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O pedido foi feito pelo prefeito Gilberto Kassab durante o evento de assinatura de um protocolo de intenções do município com a Aliança Renault-Nissan, que vem produzindo os carros.

“Queremos que pelo menos parte da frota da CET já esteja circulando, até o fim deste ano, com os carros elétricos”, afirmou o prefeito. Depois se dirigiu ao presidente e CEO mundial da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, e oficializou o pedido. “Fica aqui publicamente feita a encomenda para chegar ainda neste ano.”

A parceria entre São Paulo e a empresa consiste basicamente em estudar como o veículo elétrico, que segundo os fabricantes não emite gases poluentes, pode ser implementado na cidade. Além de avaliar os investimentos necessários para a viabilização do projeto –que, segundo Ghosn não funcionaria sem incentivos do governo.

“O mais importante é a parceria entre público e privado, que vai nos permitir avançar na luta contra a poluição na cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito.

Para a implementação de uma frota de carros elétricos, no entanto, é necessário que se crie primeiro infraestrutura para que eles funcionem, como uma rede de recarga, onde os veículos são abastecidos, o que a cidade ainda não possui.

Não foi falado sobre os valores dessa frota encomendada pela prefeitura. De acordo com o presidente da Renault-Nissan, é preciso definir primeiro que tipo de veículo seria o escolhido, pois já foram desenvolvidos três modelos. Ele afirmou, no entanto, que mediante incentivo dos governos para o início da produção em massa, é possível que o carro elétrico atinja valor semelhante ao de seus equivalentes com combustível.

Ainda não há data definida para que esses veículos sejam comercializados no Brasil, mas nos Estados Unidos e no Japão as vendas para o público já devem ter início neste ano.

Por Débora Miranda - G1, em São Paulo
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