NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá Plaza Shopping apresenta projeto de expansão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mães de Mauá sofrem com ausência de transporte escolar do Estado
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/08/2015 | Cidade
Prefeitura de Mauá realiza medição do Projeto ''Observando os Rios''
Prefeitura de Mauá realiza medição do Projeto ''Observando os Rios'' Gabriel Santos Abreu, de 14 anos, participou pela terceira vez do monitoramento Gabriel Santos Abreu, de 14 anos, participou pela terceira vez do monitoramento. Crédito: Gil Sobrinho
Gabriel Santos Abreu, de 14 anos, participou pela terceira vez do monitoramento Gabriel Santos Abreu, de 14 anos, participou pela terceira vez do monitoramento. Crédito: Gil Sobrinho
Monitoramento é realizado mensalmente em três pontos do rio Tamanduateí pela cidade

A Prefeitura de Mauá, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação e em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e a empresa Odebrecht Ambiental, realiza medições mensais em três pontos do rio Tamanduateí, marcando sua participação no projeto “Observando os Rios”.

Nesta terça-feira (18), o monitoramento foi feito juntamente com alunos dos 8° e 9° anos da Escola Estadual Delfino Ribeiro Guimarães, no bairro Capuava, onde está localizada a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá e divide o município de Santo André. Os outros pontos são divididos também entre os alunos do 7º ano da Escola Municipal Cora Coralina e das escolas municipais participantes do Projeto Guaruzinho: o Parque da Gruta de Santa Luzia, nas proximidades da nascente do Tamanduateí, e o bairro Bocaina, estrategicamente escolhido por estar na metade do curso do rio Tamanduateí na cidade.

Gabriel Santos Abreu, de 14 anos, participou pela terceira vez do monitoramento. “Participaria mais vezes, porque sempre aprendemos coisas diferentes. O mais legal é que nos divertimos enquanto estamos conhecendo coisas e assuntos novos”, comenta o garoto.

Para o projeto será utilizado um kit de trabalho que possibilita a avaliação dos pontos do rio a partir de um total de 16 parâmetros, incluindo níveis de oxigênio, fósforo, PH, odor, aspectos visuais, entre outros, e classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação, de acordo com a legislação: péssimo, na escala de 14 a 20 pontos, ruim, de 21 a 26 pontos, regular, de 27 a 35 pontos, bom, de 36 a 40 pontos, e ótimo, sempre acima de 40 pontos. Cada aluno, em seus determinados grupos, tem uma função na hora do monitoramento, o que faz com que todos possam conhecer bem de perto as etapas seguidas até a conclusão da ação.

Esta é uma ação que vem sendo aplicado pela Fundação SOS Mata Atlântica e contando com parcerias desde 1991. A iniciativa reúne comunidades em torno de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde vivem utilizando o monitoramento da qualidade da água desses locais como instrumento de sensibilização e engajamento social.

Além de voltado a rede de ensino, essa iniciativa de educação ambiental e mobilização também é aberta para a participação da população. Todos que assim desejarem podem se aliar aos grupos de monitoramento já existentes ou ajudar a criar novos grupos em rios próximos a escolas e outros centros comunitários.

Os grupos participantes do projeto realizam análises mensais, e os resultados são enviados para a Fundação SOS Mata Atlântica que disponibilizará em seu site um mapa com os dados e resultados. Essas análises também irão compor o relatório anual “Retrato da Qualidade da Água no Brasil”, da Fundação SOS Mata Atlântica.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.