NOTÍCIA ANTERIOR
Cooperativa de Reciclagem oferece 50 novas vagas em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Reunião vai definir programa para prevenção e combate às drogas
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2013 | Cidade
Prefeitura de Mauá qualifica rede de saúde para combater o uso de álcool e drogas
Política de atenção às pessoas em uso abusivo de álcool e drogas busca tratamento integral e reinserção social

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de ampliar e qualificar a rede municipal de saúde, principalmente na questão de álcool e drogas, traçou um projeto com foco à atenção de pessoas e suas necessidades buscando o cuidado integral e reintegração à sociedade.

Para tal ação será levada em consideração uma política diferenciada, partindo na mudança da abordagem e a construção de tratamentos terapêuticos singulares, construindo vínculos, em uma ação conjunta. “Vamos aproximar a família, pode ser pai e a mãe, um irmão, um vizinho mais próximo, enfim, pois com certeza, sozinho não é possível realizar um tratamento”, argumentou a Secretária Municipal de Saúde, Lumena Furtado.

Dentre as estratégias para essa ampliação e qualificação na rede de atendimento, estão algumas ações como alteração do atendimento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) que passará a atender 24h ainda neste primeiro semestre, a criação de Equipe de Consultório de Rua e Redução de Danos e para o ano de 2014, o projeto de implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas infanto-juvenil também com atendimento 24h. “Essas ações buscam trazer a pessoa que está em uso de drogas e álcool, criando um vínculo, entrando em sua realidade de uma forma natural, sem ações radicais, mostrando à própria pessoa os malefícios e diminuindo os danos que a droga traz, afastando-a do vicio e possibilitando um tratamento mais eficaz”, explicou Lumena.

Ações em curto prazo, como qualificação dos leitos normais e psiquiátricos, da emergência psiquiátrica do Hospital de Clinicas Dr. Radamés Nardini, criação de leitos em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) para desintoxicação, descentralização do atendimento para as Unidades Básicas de Saúde, também fazem parte do projeto apresentado pela pasta. “Vamos articular com a rede intersetorial envolvendo a Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Habitação, Justiça, Assistência Social, Segurança Pública, assim realizando um trabalho em conjunto e mais objetivo”, afirmou a secretária.

Outro importante pilar para a eficácia do projeto é a implantação de uma Unidade de Acolhimento para adultos, outra Unidade infanto-juvenil e a criação de Residência Terapêutica para retirar moradores do Hospital Lacan, instituição que se dedica a serviços de internação para pacientes com dependência química, alcoolismo e transtornos mentais. “Vamos trazer esses pacientes de Mauá que estão lá, para aproximá-los de sua família e investir em iniciativas de geração de renda e reinserção escolar”, salientou Lumena Furtado.

Para que todo o projeto consiga ser implantado, visando essa qualificação e implantação de serviços não existentes atualmente no município, a Prefeitura de Mauá, através da Secretaria de Saúde, irá estabelecer parcerias com o Governo Estadual, Governo Federal e iniciativa privada buscando recursos para desenvolver as ações de prevenção e tratamento.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.