NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá realiza palestra sobre alimentação consciente
PRÓXIMA NOTÍCIA
Morte de garoto reacende discussão sobre as raves
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/06/2008 | Cidade
Prefeitura de Mauá promove atividades em comemoração ao mês do Meio Ambiente
Óleo de cozinha usado virou sabão em evento realizado na tarde de terça-feira (17), no Parque Ecológico Jardim Guapituba, para comemorar o Mês do Meio Ambiente. Durante todo o mês de junho, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com outras secretarias municipais, promove oficinas, palestras e apresentações que ajudam o município ecologicamente.

Dia (17), foi a vez do sabão. O evento, que é especialmente direcionado para professores das escolas municipais, estaduais e particulares e coordenadores, proporcionou às pessoas a oportunidade de ajudar a preservar o meio ambiente e ainda a economizar dinheiro. Segundo uma das responsáveis pela Educação Ambiental, Adriana Almeida, a iniciativa leva até as pessoas a oportunidade de ajudar o meio ambiente poupando dinheiro. "Uma porção dos ingredientes usados dão para se confeccionar 20 pedras de sabão. Ela é economicamente viável e ecologicamente correta", afirmou.

Para se fazer o sabão caseiro são necessários 5 litros de óleo usado de cozinha usado, frio e peneirado, 1 litro de soda, ½ litro de detergente e ½ litro de água. "Basta bater tudo e misturar durante 40 minutos", explicou Adriana.

Porém, antes da produção, algumas dicas importantes de segurança devem ser tomadas. "A gente orienta que a produção seja feita longe de crianças, animais domésticos e idosos, porque na hora da confecção do sabão sobe um vapor que pode causar uma irritação por conter soda, um produto químico forte", argumentou Adriana.

O casal, Francisca Lima Cardoso e Jurandir Lima Cardoso, acredita que o trabalho poderia ser mais divulgado. "Esta iniciativa deveria se expandir por mais regiões. Poucas pessoas sabem que o óleo pode ser tão prejudicial ao meio ambiente", opinou Jurandir. "Nós já fazemos sabão em casa há algum tempo, por isso sempre estamos apoiando eventos como esse", terminou Francisca.

Para a professora Gláucia Parrilha, a iniciativa vale a pena. "Só não faço em casa por falta de tempo, mas, se tivesse, com certeza faria. É muito importante trabalhar isso nas escolas", afirmou.

Esta não foi a primeira atividade de hoje. Às 8h30, foi ministrada uma oficina para fabricação de papel reciclável. "A maioria das professoras participam das oficinas com a intenção de levar às escolas, de apresentar aos alunos, para poder desenvolver essa consciência ambiental também nas crianças", disse a assistente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Vanessa de Oliveira.

Os eventos do Mês do Meio Ambiente vão até o dia 30 de junho, com o objetivo de conscientizar a população da importância de se preservar a meio em que se vive.

Por PMM - Comunicação Social
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.