NOTÍCIA ANTERIOR
Filas na inauguração de lojas na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Audiências Públicas encerram debates sobre Orçamento 2009
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/09/2008 | Cidade
Prefeitura de Mauá promove 3ª Caravana da Descoberta
Com o objetivo de divulgar o potencial turístico da cidade e conscientizar o público sobre a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural de Mauá, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Social, de Esporte, Lazer e Turismo, de Planejamento e Meio Ambiente e de Educação e Cultura, promoveram dia 18 a 3ª edição da Caravana da Descoberta, com 19 alunos da Escola Municipal José Rezende da Silva.

A professora responsável, Regiane Gimenes Berni, preparou seus alunos para o passeio e informou sobre a contribuição que o passeio turístico terá para o projeto bimestral deste ano. "Na educação infantil há projetos bimestrais para serem trabalhados, que surgem a partir de questionamentos dos alunos. O nosso projeto tem como tema à germinação, que surgiu quando o Jonathan, de 6 anos, interrogou: 'Professora, se eu engolir a semente, vai nascer uma planta em mim?'. Assim, realizamos um debate, um grupo de estudo e o plantio de grãos de feijão feito de 5 formas diferentes. Esse passeio será um complemento para solidificar o entendimento do que é a germinação", garantiu.

O passeio teve início na praça Matriz Imaculada Conceição e seguiu até a Capela da Santa Casa, onde há pinturas bíblicas feitas em auto-relevo por Emerci Marcier, peças únicas no Brasil. O coordenador de programas turísticos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Alexandre Gonçalves Alvim, foi o guia da viagem e advertiu sobre o esquecimento do patrimônio histórico. "O Objetivo principal da caravana é conhecer a história, pois as pessoas vêm pra cá e não sabem a importância da cidade. Infelizmente, perdeu-se o amor patriota e o amor pela sua cidade. Por isso é preciso entender a história sócio-cultural de nossa cidade para ter uma nova visão", argumentou.

A primeira parada foi realizada no Parque Ecológico Guapituba – Alfredo Klinkert Junior –, área de preservação ambiental. O parque , aberto desde 1995 para visitação, tem fundamental importância ambiental, pois preserva áreas de Mata Ciliar. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio", que protege os cursos de água do assoreamento.

No Museu Barão de Mauá, considerada a mais antiga construção do ABC, os alunos descobriram a história e a origem do nome da cidade. Mauá, que significa 'terreno de terras alagadiças', foi emancipada dia 18 de outubro de 1934, porém seu aniversário é celebrado dia 08 de dezembro por ser o dia da Imaculada Conceição, padroeira da cidade. A exposição também ressalta a história do Barão de Mauá como "O Homem mais poderoso de seu tempo".

A última parada foi no Parque da Gruta Santa Luzia em que a caverna natural abriga a nascente do Rio Tamanduateí. A gruta tem este nome, pois, antigamente, o local era utilizado como pedreira e os operários, ao lavarem seus rostos na nascente, pediam proteção para Santa Luzia, a protetora dos olhos. As rochas da gruta também foram utilizadas pelo escultor Brecheret, para três grandes monumentos da cidade de São Paulo: a escadaria da Igreja da Sé, a fachada do Teatro Municipal e o Monumento às Bandeiras.

Para Miguel, de 6 anos, que esteve nos pontos turísticos de Mauá pela primeira vez, o passeio serve para conscientizar sobre a preservação da natureza. "Aprendi que não pode jogar lixo no rio e no mato. E é preciso cuidar da nossa natureza", afirmou. Já as alunas Giovanna, Nicolly e Gabriela surpreenderam-se com a paisagem da Gruta Santa Luzia. "Adoramos, é muito bonito. A água sai muita gelada da nascente e lá na gruta é tudo escuro", disse surpreso.

Os interessados em participar da Caravana da Descoberta deverão agendar a participação, seja individual ou em grupo, por meio dos telefones (11) 4513-3242 ou (11)4555-1567.


Juliana Santos

(Supervisão de Diego Pudo)

Por PMM - Comunicação Social
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6332 dias no ar.