NOTÍCIA ANTERIOR
MP apura se há ilegalidade na Festa Junina de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá recebe inscrições para cursos em parceria com o Estado
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/06/2017 | Cidade
Prefeitura de Mauá pinta postes de amarelo e causa polêmica na cidade
Prefeitura de Mauá pinta postes de amarelo e causa polêmica na cidade Foto: Luiz/DGABC
Foto: Luiz/DGABC
O processo de manutenção da cidade de Mauá trouxe algo curioso para a população: muros e postes receberam pintura na cor amarela ao invés do tradicional branco. Exemplo pode ser observado na Avenida Ayrton Senna da Silva, onde todas as colunas de iluminação pública ganharam cor.

Questionado sobre a ação, o prefeito Atila Jacomussi (PSB) destacou que a coloração amarela integra as cores da bandeira de Mauá, ao lado do azul e do branco. “O amarelo corresponde, principalmente, à grande questão de recuperar a autoestima da cidade, dar mais brilho e fazer uma cidade mais alegre. Faz parte da nossa bandeira e do nosso brasão, que representa a riqueza da nossa região”. O amarelo, porém, também está presente no logotipo do PSB, partido ao qual o prefeito é filiado, ao lado do vermelho, cor predominante.

A AES Eletropaulo esclareceu não possuir processo de padronização em pinturas de postes, apenas reforçou que “a distância segura recomendada para eventuais pinturas ou serviços é de pelo menos 1,5 metro de distância da rede elétrica”.

Em 2011, o então prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), causou polêmica ao destacar que todos os coletivos municipais teriam a cor vermelha, a mesma usada pelo PT.

Em 2009, as prefeituras de São Bernardo, de Diadema e de Mauá, todas administradas pelo PT, resolveram inovar na sinalização viária horizontal de trânsito, mas infringiram a lei. Em ruas e avenidas de maior circulação nas cidades, faixas de pedestres foram pintadas de vermelho, exatamente a cor do partido. O MP (Ministério Público) chegou a questionar a gestão de Diadema a respeito da medida, que contraria a legislação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

No mesmo ano, após Aidan Ravin (PTB) tomar posse, os pontos de ônibus e coletivos de Santo André passaram a ter faixas azuis e amarelas. Na gestão de João Avamileno (PT), as faixas eram vermelhas e azuis.

Em São Bernardo, na década de 1990, Maurício Soares (à época no PSDB) mandou que coletivos fossem pintados nas cores amarela, azul e branca. Antes, os ônibus eram verde e branco. Um dos casos mais emblemáticos, porém, foi com o ex-prefeito Luiz Olinto Tortorello, que no início dos anos 2000 pintou todos os postes de São Caetano, usando cores diferentes para cada bairro.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
As mais lidas no Geral
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6240 dias no ar.