NOTÍCIA ANTERIOR
Três homens são mortos em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
PT convidará Mateus Prado a retornar às fileiras da sigla
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/10/2008 | Cidade
Prefeitura de Mauá organiza evento para o Dia Mundial da Saúde Mental
Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado em 10 de outubro deste ano, a Secretaria de Saúde vai promover uma série de oficinas e atrações com a população e os usuários da Rede de Saúde Mental de Mauá. A abertura do evento está programada para as 10h, na Praça da Paineira, região central da cidade, e vai contar com a presença do prefeito Leonel Damo, do secretário de Saúde, Valdir Russo, da coordenadora do Programa de Saúde Mental, Sandra Helena Consulim Roccella. A Banda Lyra será responsável pela abertura do evento.

O objetivo da ação é valorizar as pessoas que possuem algum tipo de deficiência mental e que são atendidas nos três CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e nas três Unidades de Saúde Mental, localizadas nos bairros Vila Assis, Sônia Maria e Zaíra. De acordo com Rosemeire Andrade dos Passos, chefe do CAPS Adulto, há diferenças entre os três centros. "O CAPS Adulto trata de portadores de sofrimento mental grave, em que o paciente fica sem autonomia e dependente dos familiares; o CAPS Álcool e Drogas cuida de dependentes químicos e o CAPS Infanto-juvenil realiza o mesmo trabalho do CAPS Adulto, com a diferença que ele atende pessoas de até 17 anos, em conformidade com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que exige tratamento diferenciado", explica.

No mesmo período do ano passado, a Secretaria de Saúde realizou a 1ª Exposição de Artes da Rede de Saúde Mental, que reuniu pinturas de quadros e artesanato desenvolvidos entre os profissionais da Secretaria, por meio da Terapia Ocupacional, com os usuários desse serviço. Esta é a primeira vez que o Dia Mundial da Saúde Mental vai ser celebrado na Praça da Paineira pela administração do prefeito Leonel Damo. "Vamos realizar oficinas terapêuticas com os pacientes e com quem quiser participar. Nós vamos fazer e a população vai estar participando também", afirma Sandra Roccella. No local serão realizadas oficinas de dança, jornal, artesanato em geral (corte e costura, tear, tapetes, bijuterias), teatro, dentre outras atividades.

As apresentações do coral e de teatro ficam por conta do CAPS Adulto, enquanto as oficinas serão feitas por integrantes de todo Programa de Saúde Mental de Mauá. "Existe um preconceito grande com o portador de sofrimento mental. Nós fazemos os eventos e chamamos a população para tentar tirar esse estigma", ressalta Rosemeire. De acordo com ela, os usuários do CAPS Adulto produzem um jornal interno mensal que desenvolve a autonomia do pensamento e da argumentação dos pacientes. Para ela, os ambulatórios da Secretaria de Saúde têm contribuído decisivamente para a recuperação dessas pessoas.

"Liberdade e cidadania para quem precisa de cuidados para a saúde mental". Com essa frase, a chefe do CAPS Adulto resume o objetivo de todo empenho da Secretaria em prol dos usuários da Rede de Saúde do município.

Rafael Brito

(Supervisão de Diego Pudo)

Por PMM - Comunicação Social
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.