NOTÍCIA ANTERIOR
Defesa adia decisão sobre nova área na Grande São Paulo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura de Mauá realiza concurso para escolher Miss Servidora Pública
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/10/2007 | Cidade
Prefeitura de Mauá intensifica ações para combater a dengue
Preocupada em conscientizar a população sobre as formas de prevenção à dengue, a Prefeitura de Mauá intensifica as ações para combater a doença na cidade. Para atuar junto à população como multiplicadores de informações, cerca de 250 agentes de saúde estão em fase de treinamento. Hoje atuam na área 30 agentes de controles de vetores. A intenção da Prefeitura é evitar que tenham uma epidemia na cidade, como tem ocorrido em vários municípios do País, conforme alertou nesta semana o ministro da Saúde, José Temporão.

Ontem (17), 280 profissionais de Mauá, entre agentes de saúde e agentes de controle de vetores, participaram de encontro para obterem mais informações sobre a situação da doença na cidade e no País.

A administração do prefeito Leonel Damo realiza todas as ações preconizadas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, como monitoramento por armadilhas, visitas periódicas a pontos estratégicos, atividade casa-a-casa e delimitação de foco. Além disso, são ministradas palestras nas escolas estaduais e municipais com teatro de fantoches para mostrar às crianças a importância da prevenção. “A população precisa ter mais conscientização para que não haja evolução da doença”, destaca James Belchor, coordenador da Covisa (Coordenadoria de Vigilância à Saúde) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mauá.

Em 2005, Mauá notificou 30 casos de dengue, sendo 29 descartados e um confirmado. Já em 2006 o número de casos subiu para 54. Desse total, 42 descartados e 12 confirmados. Nesses dois anos (2005 e 2006) não houve registro de casos autóctones. Em 2007, até ontem (17), foram notificados 97 casos de dengue, sendo 76 descartados, 12 confirmados e três autóctones. Nove casos aguardam resultado.

A Prefeitura ainda informa que foram registrados 24 focos positivos do mosquito Aedes aegypti em 2005, 39 em 2006 e 90 em 2007.

A dengue

Depois da picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de cinco a seis dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os seguintes sintomas aparecem. Febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos e perda do paladar e apetite são alguns dos sintomas apresentados pela dengue clássica.

Para evitar a dengue, a população pode adotar ações como: manter a caixa d’água sempre fechada com tampa, não deixar água acumulada de chuva sobre a laje, jogar no lixo todo o objeto que possa acumular água e encher de areia até a borda os pratos de vasos de planta.

Por PMM - Comunicação Social
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.