NOTÍCIA ANTERIOR
Chiquinho e Mateus Prado trocam planos de governo
PRÓXIMA NOTÍCIA
ONG quer construir centro para animais em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/10/2008 | Cidade
Prefeitura de Mauá intensifica ações no fim de semana
No último sábado (27), a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Habitação, levou 32 famílias com membros portadores de deficiências físicas às suas futuras moradias, localizadas no Núcleo Cincinato Braga. Até o Natal as famílias contempladas já estarão morando nas respectivas casas.

A reunião entre os membros das famílias e o prefeito estava marcada para as 10h no Anfiteatro do Gabinete. O que as famílias não sabiam era que no mesmo dia eles iriam conhecer as futuras casas. "Foi uma emoção muito grande. Eles estavam inscritos no programa, mas não sabiam quando receberiam as moradias", contou Adilana Goulart Silva Ovando, diretora de Projetos e Obras da Secretaria de Habitação.

O programa faz parte do projeto Prismma (Projeto de Inclusão Social de Moradia de Mauá). Em março deste ano foi entregue a primeira remessa de casas a 44 famílias. "É muito gratificante poder possibilitar a realização do sonho da casa própria a essas famílias. É uma conquista tanto nossa como deles, estamos todos muito felizes", contou Adilana.

No domingo (28), às 10h, a Prefeitura de Mauá, concedeu 60 títulos de posse de área aos moradores da Rua Cassiano Ricardo, no Jd. Feital. Esses títulos de concessão fazem parte do Programa Documento Legal, que tem como objetivo legalizar propriedades irregulares em áreas públicas do município. O beneficiado pelo projeto passa a ser o dono legal do terreno onde mora. "Esse títulos de propriedade impedem que os moradores sejam retirados do local pelas próximas gestões", ressalta Vandréa Pereira da Costa, diretora de Regularização Fundiária da Secretaria de Habitação.

Desde o início da gestão, a administração tem beneficiado diversos bairros, como o Jd. Itapark, Jd. Zaíra e, mais recentemente, o Jd. Flórida. "O próximo local em que distribuiremos os títulos será o Jd. Oratório", afirma Vandréa. No final do mês de julho, a Secretaria de Habitação entregou 30 títulos de propriedade no Jd. Flórida.

Para participar do programa Documento Legal os moradores de áreas públicas precisam estar enquadrados dentro do Estatuto das Cidades. A própria Secretaria realiza os procedimentos necessários para verificar se o proprietário está apto a participar, bastando ao interessado procurar a Secretaria, localizada no Paço Municipal, para realizar o cadastro de sua área e solicitar a vistoria.

Mais tarde, às 11h, no salão do Independente Futebol Clube o prefeito Leonel Damo formalizou a entrega da permissão de uso de área para o MSTU (Movimento dos Sem-Terra Urbano). O terreno está localizado na Av. Dom José Gaspar, ao lado da Secretaria de Assistência Social e da Cidadania, e será utilizado para a construção da sede da entidade. No local, serão desenvolvidos trabalhos sociais voltados para as 850 famílias cadastradas no movimento.

Para encerrar as atividades do dia, à partir das 15h, foi a vez do prefeito Leonel Damo assinar o Termo de Posse do novo terreno que servirá de sede para a Banda Lyra de Mauá realizar os ensaios. Estavam presentes na celebração o maestro da banda, Carlos Binder e o secretário de Habitação, José Roberto Correa.

De acordo com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama), Eliel Mariano, um dos secretários que assinaram o processo de doação, a banda é parte da tradição da cidade e qualquer iniciativa que vise contribuir é bem vista. "A Banda Lyra é um marco para a cidade, e cresce cada vez mais o número de participantes, o que faz tornar necessário um lugar maior. O nome de Mauá é levado pela banda para o Brasil todo, então, nada mais justo que retribuirmos", afirmou.

A Banda Lyra possui atualmente cerca de 450 integrantes e pretende ampliar esse número para mil. "Havia uma expectativa muito grande, já que com o aumento dos membros na banda também precisávamos de um lugar maior e com mais infra-estrutura", explicou Carlos Binder, maestro da banda. "Agradecemos muito ao prefeito Leonel Damo por mais essa iniciativa. Toda a comunidade está muito contente", terminou.

A nova sede da banda fica entre o Corpo de Bombeiros e o Teatro Municipal de Mauá, na Av. Papa João XXIII.



Leonardo Mota

Rafael Brito

(Supervisão de Diego Pudo)

Por PMM - Comunicação Social
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
As mais lidas no Geral
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6239 dias no ar.