NOTÍCIA ANTERIOR
Hoje é dia do espetáculo ''Consonâncias Verbais'' em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura inicia recuperação de sarjetas e sarjetões em toda a cidade
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/04/2015 | Cidade
Prefeitura de Mauá inicia obra de drenagem na região central
Prefeitura de Mauá inicia obra de drenagem na região central Intervenção irá mais que dobrar capacidade de vazão da água das chuvas numa extensão de 250 metros. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Intervenção irá mais que dobrar capacidade de vazão da água das chuvas numa extensão de 250 metros. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Região da Avenida Antonia Rosa Fioravanti também será beneficiada. Intervenção vai mais do que dobrar a capacidade de vazão da água durante o período de chuvas

As obras para melhoria da drenagem na região central foram iniciadas nesta semana. O local compreende o entroncamento do córrego Taboão com o rio Tamanduateí. A intervenção deve estar concluída em 18 meses e vai mais do que dobrar a capacidade de vazão da água das chuvas numa extensão de 250 metros, atendendo assim as avenidas João Ramalho e Antonia Rosa Fioravanti.

O valor da obra é de aproximadamente R$ 2,6 milhões e os recursos provenientes de compensação financeira paga pelo Desenvolvimento Rodoviário S/A (DERSA) como compensação pelos impactos da construção do Trecho Sul do Rodoanel. "A obra vai ajudar de duas formas. Uma delas, com o aumento da vazão, é suportar um volume maior de quantidade de chuvas, diminuindo a possibilidade de ocorrência de alagamento e a outra é, em caso de inundação, aumentar a velocidade de escoamento acelerando a diminuição do nível da água," explica o secretário de Obras Luiz Carlos Theóphilo.

Outro fator vai contribuir para que a região seja menos impactada durante o período de chuvas. Após inúmeras solicitações da Prefeitura, o piscinão localizado no Paço Municipal está sendo limpo pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), subordinado ao Governo Estadual. Do local já foram retirados mais de 850 caminhões de resíduos, segundo informações da Secretaria de Serviços Urbanos.

De acordo com o DAEE, o contrato para execução do serviço foi assinado em dezembro de 2014 e tem o valor de R$ 45,4 milhões que inclui limpeza, manutenção e operação dos piscinões. A última vez que os quatro equipamentos de combate a inundações da cidade foram limpos foi entre outubro e novembro de 2011, sendo que três deles (Paço, Corumbé/Zaíra e Sonia Maria) foram 100% limpos e o Capuava foi 50% limpo.

Atualmente, três piscinões passam por limpeza na cidade: Capuava (capacidade para 800 mil metros cúbicos), Paço Municipal (136 mil metros cúbicos) e Jardim Sônia Maria (120 mil metros cúbicos). O reservatório do Zaíra, com capacidade para 105 mil metros cúbicos, já foi limpo este ano.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.