NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura retira entulho da Avenida Portugal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Piscinão do Paço de Mauá recebe limpeza
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/05/2010 | Cidade
Prefeitura de Mauá está preparada para novas regras de transporte de crianças
Resolução do Contran será fiscalizada a partir de sábado, 29/5; além do cinto de segurança obrigatório, crianças até 7,5 anos precisam de equipamento específico.

A Prefeitura e a Polícia Militar começam, neste sábado (29/5), a fiscalizar o transporte de crianças menores de 10 anos, de acordo com a resolução nº 277 do Detran. Editada em maio de 2008, a resolução prevê o equipamento correto para o transporte de crianças em veículos automotores.

Bebês de zero a um ano só podem ser transportados em carros comuns no banco de trás, no dispositivo conhecido como bebê conforto, que é uma poltrona fixada de costas para a parte posterior do banco do motorista. Entre um e quatro anos, a criança tem de ser levada na chamada cadeirinha, que fica de frente para a parte traseira do banco do motorista. De quatro a sete anos e meio, é obrigatório o uso de dispositivo elevatório, que deixa a criança um pouco acima do nível do banco. Entre os sete anos e meio e os dez, ela tem de ficar no banco de trás, usando o cinto de segurança.

A resolução, cuja íntegra pode ser consultada no site do Denatran (http://www.denatran.gov.br/), prevê exceções, como em carros que só têm os bancos da frente e quando há mais crianças do que o número de cintos disponíveis no banco traseiro.

Em Mauá, as especificações entrarão na rotina da fiscalização. Os 28 fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana, já preparados, darão prioridade à área central – onde o movimento de veículos é mais intenso – e às regiões das escolas. Mas o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira, não prevê grandes problemas: “Os motoristas sabem que a resolução é pela segurança de seus filhos e das crianças que transportam.”

O operador de máquinas Carlos Augusto, 33 anos, e Lilian Vilela, 32, mostraram essa preocupação em relação aos filhos Gabriel, 5, e Bruno, 3. Eles aprovam a lei e dizem que vão incentivar amigos e familiares a ter o equipamento apropriado. “Nós encomendamos o equipamento e vamos estar adequados a lei”, disse Lílian.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.