NOTÍCIA ANTERIOR
Dilma Rousseff vem a São Bernardo em busca de votos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pais consideram taxa do Sesi injusta
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/09/2014 | Política
Prefeitos discutem projeto para reduzir roubo de carros
Prefeitos discutem projeto para reduzir roubo de carros Quando implementado, projeto Radar permitirá que informações sobre veículo roubado sejam repassadas de imediato para as viaturas equipadas com tablets. Foto: Amanda Perobelli
Quando implementado, projeto Radar permitirá que informações sobre veículo roubado sejam repassadas de imediato para as viaturas equipadas com tablets. Foto: Amanda Perobelli
Proposta é do Projeto Radar, apresentado nesta segunda-feira pelo comando da PM na Região

A comandante de policiamento regional do ABCD, coronel PM Cláudia Rigon, esteve no Consórcio Intermunicipal nesta segunda-feira (01/09) para falar com os prefeitos da Região sobre a proposta de implementação do projeto Radar, que visa combater os roubos e furtos de veículos na Região.

Entre janeiro e junho deste ano, quase 7,5 mil automóveis foram roubados na Região, número 18% superior ao mesmo período do ano passado.

O projeto é semelhante ao que já existe em Guarulhos e consiste na instalação de câmeras inteligentes capacitadas para a leitura das placas de veículos. Com a integração dos dados, será possível identificar se o automóvel possui registro de roubo ou furto. As informações serão repassadas pela central de processamento de dados diretamente para os computadores das viaturas, possibilitando a interceptação policial.

“É um projeto muito simples, a tecnologia já existe na PM, o que precisa é o incremento das câmeras dos municípios para que tenham essas especificidades de leitura de caracteres. Porque as prefeituras têm muitas câmeras, mas são apenas de monitoramento. E nesse projeto a passagem de dados é em tempo real. Mas estamos em tratativas porque existe a necessidade de investimento por parte das prefeituras”, explicou a comandante. Não há estimativa de custos do projeto.

Portais - No ano passado, o Consórcio entregou ao secretário estadual de segurança, Fernando Grella, e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, projeto para a criação de portais eletrônicos de monitoramento das divisas nos sete municípios. A iniciativa prevê a criação de 115 portais em pontos de maior fluxo equipados com 600 câmeras. O coordenador de Segurança do Consórcio, Benedito Mariano, apresentou o projeto à comandante e disse que a iniciativa aguarda retorno dos governos para a captação de recursos.

“Acho que o projeto dos portais é mais amplo para diminuir o índice de furto e roubo de veiculo. Não dá pra começar com cinco, 10 câmeras, em uma Região onde furto e roubo de veículos é o crime mais comum. Queremos um projeto maior. Mas se esse (projeto Radar) tem um custo muito pequeno, então que o Estado arque com o custo dele. O que não dá, no meu entendimento, é o projeto piloto do Estado ser bancado pelos prefeitos”, comentou Mariano”

A expectativa é que seja possível monitorar mais de 80% dos veículos que transitam pelo ABCD com a criação dos portais, com custo previsto de R$ 25 milhões. Não há data para a implementação do projeto, no entanto, Mariano acredita que as conversas serão retomadas após a eleição. “Estamos com o projeto pronto. Se o governo do Estado ou a União encaminharem os recursos, o Consórcio está pronto para abrir uma licitação”.

Proposta prevê cooperação técnica com a UFABC
Durante a reunião desta segunda-feira, os prefeitos analisaram proposta de termo de cooperação técnica entre o Consórcio e a UFABC (Universidade Federal do ABC) para a elaboração de quatro projetos de estudos e pesquisas previstos no PPA (Plano Plurianual) regional: diagnóstico habitacional, plano diretor regional, observatório de políticas públicas e plano regional de redução de risco.

Os prefeitos presentes à reunião desta segunda-feira foram notificados ainda sobre os encaminhamentos relacionados aos recursos já liberados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.

Andamento - Rio Grande da Serra é a cidade mais adiantada com a documentação e há expectativa de anúncio de obras para as próximas semanas.

A iniciativa regional prevê investimento de R$ 461,6 milhões do governo federal em obras e projetos para melhoria do transporte público em todo o ABCD.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6407 dias no ar.