NOTÍCIA ANTERIOR
Servidores de Santo André querem aumento e apresentam propostas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Governo e base aliada fecham acordo para manter multa do FGTS
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2013 | Política
Prefeitos da Região Metropolitana criticam Alckmin por abandono
Prefeitos da Região Metropolitana criticam Alckmin por abandono Marinho e Haddad falam de políticas públicas para região metropolitana. Foto: Wilson Magão/Divulgação PMSBC
Marinho e Haddad falam de políticas públicas para região metropolitana. Foto: Wilson Magão/Divulgação PMSBC
Em evento marcado para debater a região, governador e secretário não comparecem

A falta de articulação regional do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a ausência do secretário da Casa Civil, Edson Aparecido (PSDB), foi a principal reclamação dos prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, realizada na manhã desta segunda-feira (16/09) em São Bernardo.

Na pauta de discussão estavam o piscinão do Jaboticabal, a criação do gabinete de Gestão Estratégica de Segurança da Região Metropolitana, Fundo Metropolitano, entre outros temas. Entretanto, apenas formalizaram a criação do Gabinete de Segurança, mas sem informações sobre como o instrumento de debate regional irá funcionar.

Participaram do encontro os representantes e prefeitos do ABCD; da Capital, Fernando Haddad (PT), e de outras 20 cidades da região metropolitana. O governo do Estado mandou apenas o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, que fez um balanço dos investimentos da área e falou da expectativa do gabinete integrado de segurança pública.

A ausência de Edson Aparecido para deliberar e tomar decisões acabou prejudicando o encontro. Os prefeitos Luiz Marinho (São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal), Donisete Braga (Mauá- PT), Haddad e Sebastião Almeida (Guarulhos-PT) foram críticos quanto a posição do governo do Estado na articulação regional, inclusive, reclamaram pelo fato de Alckmin ter extinguido a Secretaria de Assuntos Metropolitanos.

Marinho disse que a reunião desta segunda-feira foi frustrante e que não chegaram a um consenso por falta de mobilização do governo do Estado. O prefeito de São Bernardo disse que o governador tem “jogado” cada vez mais a responsabilidade aos municípios.

Haddad, por sua vez, lembrou que o piscinão do Jaboticabal não saiu do papel por falta de vontade do governo do Estado. A obra é necessária para acabar com as enchentes nas divisas entre São Bernardo, São Paulo e São Caetano.

A Prefeitura de São Paulo, inicialmente, iria disponibilizar a área para o Estado fazer a obra, entretanto, Haddad já disse que a administração municipal não tem recursos próprios para comprar área. “A área tem um valor milionário. É tão alto que não sei o valor ao certo e não tem como São Paulo ou qualquer outro município arcar com o custo. O governo do Estado é que tem de puxar a responsabilidade para si”, disse Haddad.

Para Marinho, chegou a hora do Conselho Metropolitano, junto com o governo do Estado, tomar as decisões. “As propostas já existem, agora faltam as decisões. O encontro de hoje foi frustrante porque quem tem de tomar essas decisões não está aqui. Não adianta mandar representantes”, criticou.

Articulação via Consórcio- O prefeito de Mauá, Donisete Braga, lembrou que as 39 cidades da Região Metropolitana precisam se articular. O petista deu como exemplo o Consórcio Intermunicipal, onde reúne os sete prefeitos do ABCD, e que já tem gerado resultado, principalmente, em recursos para mobilidade urbana.

No mês passado, a presidente Dilma Rousseff (PT) veio a São Bernardo anunciar investimento de R$ 2,1 bilhões na Região em obras de mobilidade urbana, habitação e saneamento.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.