NOTÍCIA ANTERIOR
MP cobra explicações de Alckmin sobre fechamento de escolas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ato em SP poupa Cunha e pede que PMDB se posicione a favor do impeachment
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/10/2015 | Política
Prefeitos da Região estudam a regulamentação do Uber
Prefeitos da Região estudam a regulamentação do Uber Aplicativo promete baratear as corridas, hoje realizadas apenas pelo serviço de taxis. Foto: Fernanda Carvalho
Aplicativo promete baratear as corridas, hoje realizadas apenas pelo serviço de taxis. Foto: Fernanda Carvalho
Proposta foi encaminhada ao Consórcio Intermunicipal pelo prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro

O Consórcio Intermunicipal, entidade que envolve as sete prefeituras da Região, discutirá a regulamentação do Uber, serviço do aplicativo para celulares que permite o uso de arros particulares em transporte remunerado individual, como alternativa aos taxis comuns. Conhecido popularmente como serviço de "carona remunerada", o Uber ganhou força no Brasil em 2015 e já foi regulamentado pela prefeitura de São Paulo. O assunto foi levantado pelo prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB).

Presidente do Consórcio, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), disse que o assunto poderá ser colocado em pauta já no início de novembro, quando haverá nova assembleia dos prefeitos.

“Todo e qualquer serviço a mais que favoreça a população tem minha aprovação. A concorrência poderá reduzir preços e aumentar a qualidade de serviço para os moradores. Buscar melhorias é a obrigação de qualquer político”, disse o tucano.

Já o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), afirmou que a discussão em âmbito regional é importante, pois as cidades do ABCD são muito próximas uma das outras. “Não se pode fazer de qualquer jeito e sem debater a integração. O importante é que se adote uma política regional e que haja uma regulamentação do serviço”, disse.
Proibição

Vereadores de São Caetano também aprovaram na semana passada a proibição do Uber, mas nesta terça-feira (13/10), quando o projeto deveria ser votado em definitivo, a Prefeitura solicitou ao presidente da Câmara, Paulo Bottura (PTB), autor do projeto, que adiasse a matéria para a semana que vem. A mesma proposta foi apresentafa pelo vereador Professor Betinho (PSDC), em Mauá.

“Sou a favor do Uber desde que haja uma regulamentação. Os táxis cumprem com suas obrigações com o município. Do jeito que está a concorrência fica desigual. Mas é preciso buscar o entendimento”, afirmou o prefeito.

Em nota encaminhada ao ABCD MAIOR, o Uber defendeu a regulamentação. “Inovação é fundamental para o desenvolvimento das cidades. Acreditamos que é hora de um debate amplo sobre como a tecnologia aplicada ao trânsito pode ajudar a solucionar os problemas de mobilidade das grandes cidades. Somos a favor de uma regulação que garanta o fomento à inovação e ao empreendedorismo.”

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.