NOTÍCIA ANTERIOR
Sindicato já havia feito denúncias ao Ministério Público sobre falhas no Metrô em 2011
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após um mês, Pedro acorda do coma em São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/05/2012 | Geral
Prefeito autoriza abertura do shopping JK Iguatemi
Município aceitou revisar os prazos e parcelar as obras restantes

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) recuou e decidiu autorizar a abertura do Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, zona sul da capital paulista, mesmo sem a conclusão das contrapartidas exigidas para mitigar o tráfego na região. Depois de sustentar durante dois meses que a licença só seria concedida com a construção de um viaduto na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, previsto para ficar pronto em um ano, o município aceitou revisar os prazos e parcelar as obras restantes.

Responsável pelo empreendimento, a WTorre já concluiu a primeira fase de obras. A segunda deve ser parcelada em mais três etapas. A próxima a ser finalizada é a construção de uma faixa extra na Marginal do Pinheiros, em obras. A previsão é de que fique pronta até amanhã, permitindo a emissão do Trap (Termo de Recebimento e Liberação Parcial) nos próximos dias e abrindo o processo de liberação.

A mudança de postura tem por base uma brecha na lei, que permite dividir as medidas mitigadoras em fases distintas. Parecer jurídico emitido anteontem pela Procuradoria-Geral do Município considerou o processo legal. Segundo o procurador-geral do Município, Celso Augusto Coccaro Filho, apenas o parecer não libera o shopping.

— Esse é só um passo. Agora, cabe à Secretaria Municipal dos Transportes avaliar se as obras feitas até agora, especialmente a faixa extra na Marginal, amenizam os impactos que a abertura do shopping acarretará ao trânsito local. Depois, ainda será preciso obter o Habite-se.

O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, já sinalizou que as medidas devem ser aceitas, desde que vistoria da CET ( Companhia de Engenharia de Tráfego) não detecte falhas na nova pista.

O parcelamento das obras vai adiantar a inauguração do shopping, uma vez que a concessão do Habite-se pode ser feita até no mesmo dia, caso a documentação apresentada pela WTorre para fazer o pedido à Prefeitura esteja completa. No cenário anterior, a estimativa mais positiva era de terminar o viaduto que ligará a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek às pistas centrais da Marginal do Pinheiros, na altura do Parque do Povo, no prazo de um ano.

Escritórios
Com a liberação do Trap relativo ao shopping, Prefeitura e WTorre devem negociar prazos para a execução das demais obras exigidas para todo o complexo, que inclui três novas torres de escritórios - duas estão quase prontas, mas não poderão ser inauguradas. A terceira ocupará o antigo prédio da Daslu, que será totalmente repaginado e receberá também um teatro.

Além do viaduto, a construtora deve ainda promover a ligação do Parque do Povo à ciclovia da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Marginal do Pinheiros, por meio de uma ciclo passarela.

Veto abertura
No dia 10 de abril, os desembargadores do TJ-SP por unanimidade, decidiram que o novo Shopping Iguatemi JK não poderia abrir suas portas ao público antes de concluir a construção de um viaduto, necessário para desafogar o trânsito da região. Em caso de descumprimento, o estabelecimento terá de pagar multa diária de R$ 500 mil.

Quando aberto, o local terá 7.700 vagas para estacionamento e a previsão é de 17 mil visitantes passem pelo empreendimento todos os dias. O shopping e as duas torres - localizados no cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Nações Unidas, no Itaim Bibi, zona sul da capital - tinham a inauguração, inicialmente, marcada para o dia 19 de abril.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.