NOTÍCIA ANTERIOR
Mais de 10 milhões vivem com R$ 39 por mês no país
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jovens trabalhadores ganham mais na Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/06/2011 | Economia
Preço dos alimentos pode subir até 30% em dez anos, diz estudo
Até 2020, o preço das carnes deve subir 30% e o custo dos cereais (alimentos como arroz, trigo, milho) pode ficar 20% maior. Para evitar esse aumento, os governos devem investir mais na agricultura, segundo o relatório Perspectivas para a Agricultura 2011-2020, divulgado nesta sexta-feira (17) pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).

No caso das commodities (matérias primas negociadas em Bolsa) agrícolas, a tendência é que ocorram boas colheitas permitindo a queda dos preços no período de 2011 a 2020. No começo deste ano, porém, os preços ficaram altos e afetaram a cadeia alimentar, elevando a inflação e os valores pagos pelos consumidores na maior parte do mundo.

Nos últimos meses, autoridades mundiais alertaram sobre a elevação dos preços dos alimentos e apelaram para que os governantes buscassem medidas para atenuar os efeitos sobre os consumidores. O que mais preocupa a organização é o efeito dos preços sobre a população dos países em desenvolvimento, disse o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría.

- Em geral, os preços mais altos são uma boa notícia para os agricultores, mas há impacto sobre os [mais] pobres que vivem nos países em desenvolvimento e que gastam a maior parte de sua renda em alimentos e isso pode ser devastador.

Para Gurría, é fundamental que os governos passem a informar de forma mais transparente as populações sobre as relações de mercado. Também defendeu mais investimentos e estímulos para a produtividade nos países em desenvolvimento.

- [É necessário] suspender a produção e as políticas que distorcem o comércio para ajudar os mais vulneráveis para melhor gerir o risco e incerteza.

O diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, afirmou que, no mercado atual, a volatilidade dos preços pode continuar a ser uma característica do setor agrícola, por isso ele defendeu a adoção de “políticas coerentes”.

- A solução para o problema será o aumento de investimentos na agricultura e o reforço no desenvolvimento rural nos países em desenvolvimento.

Por R7 - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.