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DATA DA PUBLICAÇÃO 10/05/2016 | Setecidades
Poupatempo Santo André ou DesperdiçaTempo?
Poupatempo Santo André ou DesperdiçaTempo?
Constantes falhas no sistema do Detran-SP provocam inúmeras idas e voltas dos contribuintes que objetivam utilizar os serviços pagos ... sistema “Caiu”. Prodesp se pronuncia na matéria

A matéria do Portal do Governo do Estado de São Paulo, publicada em 23/03/16, “Poupatempo conquista 97% de aprovação dos usuários” não condiz com a realidade dos usuários do Poupatempo Santo André. A matéria afirma que “Uma pesquisa de opinião realizada com 6.575 usuários mostra que para 97% dos entrevistados o Poupatempo é um orgulho para o Estado de São Paulo”. Menos de 60 dias após essa “pesquisa”, o descontentamento dos usuários ultrapassa, em muito, os três% de descontentes.

Nessa semana o sistema do Detran-SP foi um caos, com contribuintes indo e vindo frustrados, irritados e indignados. Algumas vezes esses sentimentos se voltam aos funcionários, terceirizados, sem o correto treinamento, que sofrem agressões dos revoltados contribuintes e, pasmem, dos empregadores que abusam da crise de emprego e os ameaçam constantemente com demissão. Segundo comentários velados, um contribuinte, fora de controle, deu uma “voadora” em um funcionário que comunicou a falta de sistema e a geração da famosa senha de retorno, puxão de cabelo em outra funcionária, agrediu o segurança (bem treinado?) e saiu, tranquilamente pela porta.

Aliás os funcionários são proibidos de comentar quaisquer assuntos que indiquem o mal funcionamento do Poupatempo. Um dos responsáveis pelo serviço, por parte do Detran, se mostra indiferente aos problemas. Questionado, solicita que entre em contato com a assessoria de imprensa do Poupatempo e vira as costas, sem responder ao contribuinte.

Muitos funcionários comentam que se falarem qualquer coisa serão mandados embora e se sentem envergonhados do trabalho. “nem podemos questionar nossos direitos, faltas justificadas são descontadas, não recebemos treinamento adequado, somos penalizados pelos erros da falta de treinamento, tendo que pagar do nosso bolso, sobre informações que não nos foram passadas", comentam receosos. "Parece um ambiente de Acesso Moral recorrente” continua.

Sr. Governador Geraldo Alckmin, Sr. Presidente da Prodesp Célio Fernando Bozola, Sr. Diretor de Serviços ao Cidadão Flavio Cappelletti Junior, Sr. Diretor de Desenvolvimento de Sistemas Algney Denser Degasperi, Sr Prefeito de Santo André Carlos Grana, vamos corrigir e fazer ter orgulho desta instituição que tanto pode facilitar a vida dos contribuintes.

RESPOSTA DO POUPATEMPO
Com relação à reportagem 'Poupatempo Santo André ou Desperdiça Tempo', o Programa Poupatempo informa que a pesquisa citada foi feita pela Praxian, empresa de inteligência de mercado com dez anos de experiência, dirigida por professores formados no programa de Doutorado em Administração na USP e com larga experiência profissional. Foram entrevistados 4.270 usuários no interior de São Paulo, 1.206 na Grande São Paulo, 821 na Capital e 278 no Litoral, e 97% consideraram os serviços do Poupatempo ótimos ou bons. Em Santo André, o índice de aprovação foi de 96%. Sobre os problemas pontuais enfrentados nos últimos dias na unidade de Santo André, o Poupatempo informa que parte dos problemas foram causados por fatores externos - rompimento de cabos da rede da empresa Vivo, na terça-feira. Técnicos da empresa e da Prodesp, empresa de tecnologia da informação do governo de São Paulo, conseguiram reestabelecer as ligações e todos os serviços já estão funcionando. Na sexta-feira, o sistema do Detran-SP realmente ficou inoperante. Neste caso, como faz com todos os cidadãos quando ocorrem problemas semelhantes, o Poupatempo explicou aos cidadãos que estavam no local sobre o problema no sistema. A alternativa oferecida foi direcionar as pessoas para outras unidades do Poupatempo na região, que estavam funcionando normalmente, ou sugerir que aguardassem a comunicação por telefone quando o serviço estivesse normalizado. No sábado, o Poupatempo Santo André entrou em contato com os cidadãos que não puderam ser atendidos na sexta-feira e informou que o sistema já estava funcionando. O autor da reportagem também foi procurado, mas não foi localizado. O Poupatempo refuta acusações de que os seus colaboradores não recebem treinamento. Todos os colaboradores são treinados para atender com eficiência e cordialidade, e este é um dos princípios que norteiam este programa criado para simplificar e facilitar a vida dos cidadãos. O Poupatempo orgulha-se dos resultados de todas as pesquisas de avaliação do seu atendimento, e continua trabalhando para melhorar cada vez mais, fazendo jus ao título de 'Melhor Serviço Público de São Paulo' concedido pelo Instituto Datafolha no ano passado.

Ficamos à disposição para mais esclarecimentos e agradecemos a manifestação, considerando que as críticas nos ajudam a melhorar nosso trabalho.

Abaixo imagem da rede da Vivo danificada, que causou os problemas no sistema do Poupatempo Santo André nos últimos dias.

POSIÇÃO DO AUTOR
A resposta foi uma clara demonstração de respeito ao contribuinte. Problemas pontuais acontecem e devem ser corrigidos a tempo. O portal do Poupatempo coloca à disposição um serviço de mensagens pelo celular que o usuário pode optar por recebe-las. Com o agendamento efetuado, esse canal deve ser utilizado para alertar o contribuinte, evitando perda de tempo e custos desnecessários. As reclamações sobre o tratamento dispensado aos funcionários foram relatadas pelos próprios e seria adequado que a Prodesp verificasse se o procedimento é recorrente ou queixa de seis funcionários que, após identificação do autor, como jornalista, comentaram com a garantia que não seriam identificados. O autor da reportagem não foi procurado pelo Poupatempo Santo André, solicitação sua à responsável pela área de atendimento que delegou a tarefa para outra funcionária. Foram fornecidos tanto o telefone residencial, quanto o comercial, além do celular particular. No sábado, após consultar o disque-poupatempo que o sistema estava “no ar”, me dirigi ao Poupatempo para finalizar o meu serviço. No instante do atendimento o sistema estava “fora do ar” e, após um responsável solicitar que eu saísse do atendimento, no que não foi atendido, o sistema voltou em 30 minutos. Quero e almejo empresas públicas eficientes, que prestem serviços de alta qualidade. Tenho a convicção que o serviço pode ser melhorado e constato os esforços empenhados pela Prodesp.

Por Alex Faria - ABC do ABC
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