NOTÍCIA ANTERIOR
Taxista Empreendedor será lançado em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
INSS de Mauá peca no atendimento da triagem
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/06/2013 | Cidade
Poupatempo de Mauá tem área certa e abre em 2014
Poupatempo de Mauá tem área certa e abre em 2014 Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), anunciou a definição do local onde abrigará o futuro Poupatempo do município, em sessão extraordinária realizada na manhã de ontem na Câmara. O equipamento funcionará no prédio das Pastas de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, na região central da cidade. A perspectiva do Paço é que a unidade esteja em funcionamento em 2014.

Entre as razões para a escolha da localidade está o fato de o espaço já contar com estrutura física sem andares e amplo estacionamento. Essa área foi oficializada anteontem, durante visita do diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Admir Ferro (PSDB), ao Paço mauaense. Logo depois da reunião, o tucano, acompanhado por Donisete, visitou as futuras instalações do Poupatempo.

“As reformas começam no segundo semestre e, então, em um ano Mauá terá Poupatempo. A equipe técnica (do Estado) tinha visitado o local, que tem dez mil metros quadrados e amplo estacionamento. Por isso deve ser uma das maiores unidades do Grande ABC. A estrutura é antiga, haverá reforma, mas o prédio está conservado”, considerou o prefeito.

Para o governo Geraldo Alckmin (PSDB), o prédio atende à nova política do Palácio dos Bandeirantes para instalação de unidades do Poupatempo. Em vez de construir edifício, há a preferência pela escolha de um local com infraestrutura existente, com intuito de amenizar tempo e os custos aos cofres públicos.

Justamente esse cenário pesou contra o prédio da Secretaria de Cidadania e Ação Social, no bairro Matriz. A região era outra opção disponibilizada por Donisete ao Estado, mas o espaço está interditado desde 2012 e, segundo laudo técnico da Prefeitura, consta como condenado.

Donisete também acertou com Admir a responsabilidade de Mauá ficar com a elaboração do plano executivo para reforma do espaço. De acordo com o prefeito, deve ser enviada no mesmo mês à Câmara a proposta de alienação do terreno junto ao governo estadual.

O próximo passo da gestão petista pelo Poupatempo será dado hoje. O secretário de Planejamento Urbano, José Afonso Pereira, encabeçará reunião com os demais integrantes do primeiro escalão para selecionar os serviços municipais a serem agregados ao equipamento. Feito o levantamento, ele agendará, na segunda-feira, reunião com a equipe técnica da Prodesp para elaborar o projeto básico, contendo as atividades do posto.

Somente depois dessa etapa o projeto executivo será destrinchado e, em seguida, haverá a certeza dos custos para a unidade. Atualmente, o valor estimado é de R$ 5 milhões.

Em relação às secretarias de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, a Prefeitura ainda estuda para onde transferirá os equipamentos e 268 servidores do local.

Por Bruno Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.