NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital Mário Covas recebe evento de Cardiologia e Nutrição
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABCD terá 22 UPAs até o final de 2012
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/08/2011 | Saúde e Ciência
Postos no ABCD vacinam 79,9 mil contra pólio
Um total de 79.974 crianças com até cinco anos de idade foram vacinadas neste sábado (13/08) em todo o ABCD durante a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Os números foram divulgados pela Secretaria estadual da Saúde e atualizados pelos municípios de acordo com os dados de crianças vacinadas até as 15h. Na Região, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ficaram abertas até às 17h para aplicar a gotinha. Além das unidades de saúde, as cidades também contaram com postos de vacinação nos terminais de ônibus, mercados, escolas e ruas de comércio.

A diarista Mericleide da Silva Souza aproveitou o dia de sol para levar os filhos Larissa de cinco anos e Leandro de um ano para tomar a vacina contra a paralisia infantil e depois passear com a família. “Eu preferi dar a gotinha para meus filhos logo cedo, porque assim podemos aproveitar o resto do dia e não precisar ficar preocupada em voltar antes do posto de saúde fechar”, afirmou.

Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, 2,85 milhões de crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas. Nesta fase, foram mobilizados aproximadamente 14,8 mil postos fixos e volantes e 58,3 mil profissionais em todo o Estado, em parceria com as prefeituras.

Todas as crianças incluídas na vacinação, independentemente de terem sido ou não imunizadas na primeira fase da campanha, devem retornar aos postos de saúde. “Acho muito relevante esse tipo de campanha porque mobiliza as pessoas e gera a consciência da importância de cuidar da saúde. Porém, poderiam aproveitar e fazer essas ações para distribuir outras vacinas que são necessárias, mas às vezes não estão disponíveis nos postos”, declarou a dona-de-casa, Verônica Rodrigues, que compareceu a um posto em Santo André para aplicar a gotinha em seu filho Renan de dois anos.

Vírus – A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença transmitida por vírus. A contaminação afetar as células nervosas do cérebro e da espinha dorsal, atingindo os músculos responsáveis pela movimentação das pernas.

Mais uma chance - Para quem perdeu a vacinação deste sábado, neste domingo (14/08), a sala de vacinação do Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393, Cerqueira César), na capital paulista, estará aberta das 8h às 20h oferecendo a vacina contra a paralisia para as crianças que não foram levadas aos postos.

Por Fabíola Andrade - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.