NOTÍCIA ANTERIOR
Bico injetor e ecologia lado a lado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Briga é entre preço e modernidade
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/03/2009 | Veículos
Porsche 917 completa 40 anos
Há 40 anos, em 13 de março de 1969, a Porsche apresentou no Salão de Genebra um dos carros de corrida mais rápidos e vitoriosos de todos os tempos, o Porsche 917.

O projeto foi apresentado em 1968, depois que a FIA anunciou a criação de uma classe de carros esporte com capacidade de até 5 litros e peso mínimo de 800 kg.

Com a supervisão de Ferdinand Piëch, as 25 unidades planejadas (número mínimo exigido pela FIA para homologação) foram reveladas em abril de 1969 para que o 917 pudesse começar sua carreira desportiva naquele mesmo ano.

Atrás do assento do piloto, ficava um motor de 12 cilindros horizontais refrigerado a ar. Com 520 cv, tinha capacidade cúbica de 4,5 litros. A estrutura tubular era de alumínio e a carroceria de fibra de vidro.

Os engenheiros desenvolveram distintos modelos de carroceria para satisfazer às exigências das diversas pistas. O modelo denominado "cauda curta" (917K) foi desenhado para circuitos sinuosos. O modelo de "cauda longa" (917 LH) foi desenhado para pistas de alta velocidade. Em seguida, chegaram os 917 com cabine aberta, como os 917/10 e 917/30 utilizados nos campeonatos Can-Am e Intersérie.

Ao término da temporada de 1970, a Porsche ganhou o Campeonato Mundial de Marcas (na época, tão importante quanto o de Fórmula 1) vencendo nove das dez corridas válidas para pontuação com os modelos 917 e 908/3. Em 1971, a marca venceu novamente o campeonato com oito vitórias em dez corridas. O regulamento do Mundial de Marcas foi alterado no final de 1971: os motores acima de 3 litros foram banidos.

A reputação do 917 é lendária. Cinquenta experts internacionais em automobilismo esportivo ouvidos pela revista britânica Motor Sport escolheram o 917 como "melhor carro de corrida da história". No total, a Porsche fabricou 65 unidades: 44 com carroceria cupê com cauda curta e cauda longa, dois PA Spyder e 19 modelos de cabine aberta para os campeonatos Can-Am e Intersérie, com motores turbo de até 1.500 cv. Sete dos 917 mais importantes, entre eles os carros vitoriosos em Le Mans (1970 e 1971) e o 917/30, estão expostos no novo Museu Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen.

Por Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.