DATA DA PUBLICAÇÃO 17/03/2009 | Veículos
Porsche 917 completa 40 anos
Há 40 anos, em 13 de março de 1969, a Porsche apresentou no Salão de Genebra um dos carros de corrida mais rápidos e vitoriosos de todos os tempos, o Porsche 917.
O projeto foi apresentado em 1968, depois que a FIA anunciou a criação de uma classe de carros esporte com capacidade de até 5 litros e peso mínimo de 800 kg.
Com a supervisão de Ferdinand Piëch, as 25 unidades planejadas (número mínimo exigido pela FIA para homologação) foram reveladas em abril de 1969 para que o 917 pudesse começar sua carreira desportiva naquele mesmo ano.
Atrás do assento do piloto, ficava um motor de 12 cilindros horizontais refrigerado a ar. Com 520 cv, tinha capacidade cúbica de 4,5 litros. A estrutura tubular era de alumínio e a carroceria de fibra de vidro.
Os engenheiros desenvolveram distintos modelos de carroceria para satisfazer às exigências das diversas pistas. O modelo denominado "cauda curta" (917K) foi desenhado para circuitos sinuosos. O modelo de "cauda longa" (917 LH) foi desenhado para pistas de alta velocidade. Em seguida, chegaram os 917 com cabine aberta, como os 917/10 e 917/30 utilizados nos campeonatos Can-Am e Intersérie.
Ao término da temporada de 1970, a Porsche ganhou o Campeonato Mundial de Marcas (na época, tão importante quanto o de Fórmula 1) vencendo nove das dez corridas válidas para pontuação com os modelos 917 e 908/3. Em 1971, a marca venceu novamente o campeonato com oito vitórias em dez corridas. O regulamento do Mundial de Marcas foi alterado no final de 1971: os motores acima de 3 litros foram banidos.
A reputação do 917 é lendária. Cinquenta experts internacionais em automobilismo esportivo ouvidos pela revista britânica Motor Sport escolheram o 917 como "melhor carro de corrida da história". No total, a Porsche fabricou 65 unidades: 44 com carroceria cupê com cauda curta e cauda longa, dois PA Spyder e 19 modelos de cabine aberta para os campeonatos Can-Am e Intersérie, com motores turbo de até 1.500 cv. Sete dos 917 mais importantes, entre eles os carros vitoriosos em Le Mans (1970 e 1971) e o 917/30, estão expostos no novo Museu Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen.
O projeto foi apresentado em 1968, depois que a FIA anunciou a criação de uma classe de carros esporte com capacidade de até 5 litros e peso mínimo de 800 kg.
Com a supervisão de Ferdinand Piëch, as 25 unidades planejadas (número mínimo exigido pela FIA para homologação) foram reveladas em abril de 1969 para que o 917 pudesse começar sua carreira desportiva naquele mesmo ano.
Atrás do assento do piloto, ficava um motor de 12 cilindros horizontais refrigerado a ar. Com 520 cv, tinha capacidade cúbica de 4,5 litros. A estrutura tubular era de alumínio e a carroceria de fibra de vidro.
Os engenheiros desenvolveram distintos modelos de carroceria para satisfazer às exigências das diversas pistas. O modelo denominado "cauda curta" (917K) foi desenhado para circuitos sinuosos. O modelo de "cauda longa" (917 LH) foi desenhado para pistas de alta velocidade. Em seguida, chegaram os 917 com cabine aberta, como os 917/10 e 917/30 utilizados nos campeonatos Can-Am e Intersérie.
Ao término da temporada de 1970, a Porsche ganhou o Campeonato Mundial de Marcas (na época, tão importante quanto o de Fórmula 1) vencendo nove das dez corridas válidas para pontuação com os modelos 917 e 908/3. Em 1971, a marca venceu novamente o campeonato com oito vitórias em dez corridas. O regulamento do Mundial de Marcas foi alterado no final de 1971: os motores acima de 3 litros foram banidos.
A reputação do 917 é lendária. Cinquenta experts internacionais em automobilismo esportivo ouvidos pela revista britânica Motor Sport escolheram o 917 como "melhor carro de corrida da história". No total, a Porsche fabricou 65 unidades: 44 com carroceria cupê com cauda curta e cauda longa, dois PA Spyder e 19 modelos de cabine aberta para os campeonatos Can-Am e Intersérie, com motores turbo de até 1.500 cv. Sete dos 917 mais importantes, entre eles os carros vitoriosos em Le Mans (1970 e 1971) e o 917/30, estão expostos no novo Museu Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen.
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