NOTÍCIA ANTERIOR
Remédio contra alcoolismo poderia eliminar vírus da aids, aponta estudo
PRÓXIMA NOTÍCIA
S exo 1 vez por semana é suficiente para felicidade conjugal, diz estudo
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/11/2015 | Saúde e Ciência
Por que mancamos? Mudança da marcha alivia tensão no local da dor
Algumas situações nos fazem mancar: bolhas, entorse, distensão muscular.

E como cuidar das bolhas nos pés? Veja dicas dos especialistas.


É normal mancar quando sentimos dor? Mancar, quando não é um caso genético, é uma defesa do corpo contra a dor, chamada de ‘marcha antálgica’. São vários os motivos pelos quais mancamos. Seja uma bolha no pé ou uma distensão muscular, o princípio é o mesmo: a marcha muda para aliviar a tensão e a dor. Para falar sobre o assunto convidamos o ortopedista Moises Cohen e o ortopedista pediátrico Henrique Sodré Fialho.

Algumas situações nos fazem mancar: bolhas, entorse, doenças do quadril, pé ou joelho, distensão muscular, dor muscular do dia seguinte da academia, tumores, sinovite e dor no nervo ciático. Entretanto, cada problema gera uma marcha diferente.

Sinovite transitória viral
Comum em crianças de três a oito anos, a sinovite é uma inflamação do quadril que provoca dor e faz a criança mancar. Ela é transitória, aparece e desaparece sem precisar de tratamento. Os pais costumam ficar assustados, mas é uma condição comum e que não deixa sequelas. O tratamento é com analgésicos para a dor e após alguns dias a dor vai embora e a criança volta a andar normalmente.

Nervo ciático
A dor do nervo ciático também pode te fazer mancar. Diferente de uma dor muscular, a dor no nervo não é palpável. O paciente manca porque é a posição que encontra para relaxar a musculatura e amenizar a dor. O tratamento depende de cada caso, mas pode ser fisioterapia, medicação e cirurgia.

Bolhas
As bolhas nos pés podem ser causadas por atrito e micoses. O uso de calçado inadequado e os de salto alto são uma das principais causas de bolhas e calos. Muita gente quando vê uma bolha já quer estourar, mas não pode.

O ideal é não usar calçado que pegue no local onde está a bolha até sarar. Se não for possível, esvazie o conteúdo com uma agulha esterilizada, mas nunca remova a pele da bolha. Proteja sempre com curativos adesivos.

Você também pode prevenir o aparecimento de bolhas utilizando calçados confortáveis, adequados para praticar caminhada e exercícios. Use meias de algodão para evitar que os pés fiquem úmidos, o que facilita a proliferação de fungos.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.