NOTÍCIA ANTERIOR
Turistas visitam parque coberto de flores cor de rosa no Japão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Brasil vai aproveitar Copa para promover festa junina entre turistas
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/04/2013 | Turismo
Por jovem condenada, campanha pede boicote a turismo nas Maldivas
Menina de 15 anos estuprada pelo pai foi condenada a receber chibatadas.

Petição online destinada a presidente tem mais de 2 mihões de assinaturas.


Um episódio que sensibilizou a opinião pública gerou uma campanha internacional que incentiva as pessoas a boicotarem um destino considerado um paraíso turístico.

O caso aconteceu nas Ilhas Maldivas. Em fevereiro deste ano, a imprensa mundial divulgou que uma jovem de 15 anos vítima de estupro foi condenada a receber cem chibatadas por manter relações sexuais sem ser casada.

As acusações contra a garota foram feitas no ano passado, depois que a polícia investigou denúncias de que o padrasto a teria estuprado e matado o filho dos dois. Ele ainda será julgado.

Uma petição lançada por meio do site Avaaz, que congrega manifestações online, pede assinaturas para “dar um fim a essa loucura e atingir o governo no seu ponto mais sensível: a indústria do turismo”.

Desde 20 de março, quando a campanha foi lançada, mais de 2 milhões de assinaturas foram registrados. O objetivo é chegar a 2,5 milhões.

“O presidente das Maldivas, Waheed Hassan, já está sentindo a pressão de todos os cantos do mundo, mas podemos forçá-lo a salvar essa garota e mudar essa lei para poupar outras vítimas de um destino cruel”, afirma o texto de apresentação do abaixo-assinado.

A petição é direcionada a Waheen Hassan. “Como cidadãos preocupados globais, apelamos que o senhor faça mais para proteger as mulheres e crianças vulneráveis”, afirma a carta ao líder.

Segundo o site, a ideia é ameaçar a reputação das Maldivas, já que o turismo “é uma grande fonte de renda para a elite do país”.

Lei islâmica
O sistema judiciário das Maldivas, um arquipélago islâmico com uma população de cerca de 400 mil pessoas, tem elementos da sharia (lei islâmica) e do direito britânico.

Ahmed Faiz, pesquisador da Anistia Internacional, disse à BBC que condenações do tipo estão acontecendo frequentemente no país.

Por Flávia Mantovani - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.