NOTÍCIA ANTERIOR
Preciosidades em São Caetano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Navio de luxo zarpa da Finlândia
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/11/2009 | Turismo
Por entre museus e histórias
O Patrimônio Histórico da região está espalhado nas sete cidades e em locais mais próximos do que se imagina. Alguns deles abrigam diversidade imensa de documentos, objetos e registros que remetem à origem do Grande ABC. Outros são, por si só, parte dessa história.

É o caso da Câmara de Cultura Antonino Assumpção, em São Bernardo. Construída em 1793 por Giuseppe D''Angelo, a edificação localizada na Rua Marechal Deodoro é um dos bens tombados mais importantes da história do município. O prédio, que há 11 anos abriga a Câmara de Cultura, funcionou inicialmente como a primeira Câmara de Vereadores da cidade, sendo ainda o gabinete de três prefeitos e cenário da emancipação política local.

Também conhecida como ‘Casa Amarela'', foi totalmente restaurada e mantém as características originais dos prédios do século 18. Um fato interessante é que Giuseppe D''Angelo, que construiu o edifício, vendeu-o para o poder público e posteriormente tornou-se um dos vereadores da primeira formação do Legislativo na cidade. Ou seja, foi vereador na própria casa em que residira com a família. O espaço tornou-se referência na região: ali são ministradas oficinas e montadas algumas das principais exposições de arte de São Bernardo, principalmente fotográficas. Seu nome é alusão a um dos fundadores do Grupo Teatral Regina Pacis, um dos mais tradicionais do município.

Outro prédio que também tem muita história para contar é o Museu Barão de Mauá, que fica no Centro de Mauá. Descoberto pelo arquiteto Carlos Lemos da FAU/USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), o prédio foi tombado em 1975 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e é tido como ‘um precioso exemplar remanescente das chamadas casas Bandeiristas de interesse histórico e arquitetônico.''

Construído em taipa de pilão, com alpendre, sótão e telhado em duas águas, a casa abriga hoje o museu cujo nome homenageia Irineu Evangelista de Sousa, pioneiro da industrialização no Brasil.

Seu acervo é composto por cerca de 10 mil itens, sendo o mais importante a coleção de porcelanas e cerâmicas de Mauá, 2.000 fotografias e uma biblioteca especializada em história do município e região.

* (da Redação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Por Especial para o Diário*
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.