NOTÍCIA ANTERIOR
Moradores reclamam de calçadas em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Trecho da avenida Barão de Mauá passa por reparos
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/05/2013 | Cidade
Por disputa de cargos na Prefeitura, PDT de Mauá entra em crise
Por disputa de cargos na Prefeitura, PDT de Mauá entra em crise Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
Em turbulência, o PDT de Mauá está à espera de intervenção da executiva estadual do partido para constituir direção provisória. A agremiação se encontra dividida por conta da distribuição de cargos na Prefeitura. Grupos contrários ao atual comando da sigla acusam o presidente, Cláudio Donizete Lourenço, de se apropriar dos postos, sem discussão interna, em vez de distribuí-los na sigla.

Para fortalecer a base governista, os vereadores Cincinato Freire, Severino do MSTU e Melão receberam do governo municipal, cada um, sete cargos comissionados, deixando para trás o fato de o PDT ter largado a gestão Oswaldo Dias (PT) para apoiar a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) na eleição ao Paço, em 2012. A legenda teve Alberto Pierro como candidato a vice na chapa da peemedebista.

Dos 21 postos, o trio destinou seis vagas para o partido. Mas, segundo fontes internas da sigla, Cláudio Donizete não fez a distribuição com outros blocos, desagradando principalmente alas ligadas ao Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. Desde então, a crise se intensificou.

"Terminou a eleição (municipal), tínhamos muitos pré-candidatos (à vereança) com cargos na Prefeitura (na gestão Oswaldo) e perderam suas funções. Eles ficaram sabendo desses seis cargos e questionamos o presidente", discorreu o vice-presidente do PDT de Mauá, Luiz Carlos Gonçalves.

O problema chegou ao diretório estadual há três semanas, quando Gonçalves acompanhou o assessor especial da Prefeitura, Francisco de Carvalho Filho, o Chico do Judô, ao local. Inicialmente, a pauta seria apresentar o ex-vereador como pré-candidato a deputado estadual, mas a crise no município foi abordada perante o tesoureiro do partido no Estado, João Gaspar Ferraz de Campos.

Em seguida, o PDT paulista determinou reunião para semana passada, com integrantes do diretório municipal e vereadores. O encontro evidenciou o acirramento entre o grupo de Cláudio Donizete, que tem em Cincinato a maior liderança, e alas próximas ao Sindicado dos Metalúrgicos. Em meio ao clima tenso, Gaspar decidiu que, antes de qualquer intervenção, os pedetistas de Mauá discutiriam entre eles uma direção provisória.

No sábado, sete integrantes da executiva municipal do PDT e mais os três vereadores se reuniram para debater o novo comando, que persistiria até a eleição interna no partido no segundo semestre.

Duas chapas entraram em votação, sendo a primeira com o tesoureiro da legenda na cidade, Adilson Torres dos Santos, o Sapão, ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos, como candidato a presidente do PDT mauaense. Ele recebeu quatro votos. A outra ala era encabeçada por Cincinato, que obteve seis sufrágios. Com a falta de consenso, caberá à executiva estadual intervir em Mauá.

SEM CRISE

Principal alvo de questionamentos no PDT, Cláudio Donizete admitiu insatisfação de alas da legenda, mas negou que esteja em curso a designação de uma direção provisória. Ele alegou que o encontro de sábado serviu apenas para tratar de "questões internas do partido".

Sobre os cargos da Prefeitura, Cláudio refutou que ele tenha espaço no governo de Donisete Braga (PT). "Há muita fofoca que não procede. Quem têm cargos são os vereadores", garantiu.

Negócios nesta semana com as atrações dos eventos Festieco (Festival de Tecnologia e Inteligência Ecológica) e Fimab (Feira Integrada de Meio Ambiente de Bauru), a partir de hoje, às 14h. Os organizadores estimam público de 15 mil a 20 mil pessoas até domingo. O festival é apresentado como ‘a maior vitrine' sobre sustentabilidade do centro do Estado de São Paulo. Com entrada franca e programação para todas as idades, o duplo evento agrega entretenimento, negócios e educação sustentável.

Pesquisa

A empresa KosmoScience, de Valinhos, no interior paulista, criada há dez anos no ambiente da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, desenvolveu metodologia científica para avaliar a eficácia do aminoácido carbocisteína no processo de alisamento de cabelos - a chamada escova progressiva. Até ser proibido, o formol era o produto mais usado nesse serviço de cabeleireiros. A empresa utiliza outras metodologias para avaliar produtos cosméticos antes de serem lançados no mercado, como cremes antienvelhecimento e anticelulite. A informação é da revista Pesquisa Fapesp de maio.

Breves

Começou ontem, em São Paulo, o evento 20ª Educar Educador, com ênfase em inovações tecnológicas e jogos eletrônicos. O tema central será ‘Educação 3.0. A Escola do Futuro Chegou?'.

A partir de 10 de junho, em toda venda ao consumidor de mercadorias e serviços deverá constar nos documentos fiscais a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda.

Quarenta e cinco anos depois do 30º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Ibiúna, São Paulo, em 1968, líderes estudantis presos pela ditadura militar durante o evento voltarão à cidade para o 11º Congresso da UEE-SP (União Estadual dos Estudantes de São Paulo), entre os dias 14 e 16 de junho.

Por Bruno Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.