NOTÍCIA ANTERIOR
Pancadão incomoda moradores de São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
PM contesta informações sobre roubo a carteiros
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/01/2013 | Setecidades
População volta às ruas contra aumento da passagem no ABCD
População volta às ruas contra aumento da passagem no ABCD Manifestantes de São Bernardo obtiveram adesão de jovens no Parque Radical. Foto: Andris Bovo
Manifestantes de São Bernardo obtiveram adesão de jovens no Parque Radical. Foto: Andris Bovo
Manifestantes se reuniram pela manhã em Santo André e em São Bernardo no período da tarde

Moradores do ABCD voltaram às ruas neste sábado (26/01) para protestar contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Pela manhã, manifestantes se reuniram em Santo André e a tarde um novo protesto aconteceu em São Bernardo. O valor da tarifa dos ônibus municipais em toda a Região foi reajustado para R$ 3,30.

Em Santo André, a concentração do ato aconteceu na rua de comércio popular Coronel Oliveira Lima, na região central da cidade, e reuniu cerca de 80 pessoas. Os participantes fizeram panfletagem e conversaram com a população que estava na rua. “Por conta da chuva, não conseguimos chegar até o terminal urbano de ônibus, mas a concentração no calçadão deu um bom retorno. Muitas pessoas manifestaram seu apoio à causa”, declarou Rafael Nascimento, um dos organizadores da atividade.

Já em São Bernardo o protesto teve início no Paço Municipal. Os manifestantes caminharam até o Parque de Esportes Radicais onde obtiveram maior adesão de jovens. O grupo de aproximadamente 100 pessoas entrou no Terminal São Bernardo e seguiu, pela rua Jurubatuba, em direção à Praça da Igreja Matriz do município, e posteriormente retornaram ao Parque.

“Temos que estar onde há maior concentração de pessoas e dar a oportunidade da população gritar e protestar assim como a gente”, opinou um dos participantes que preferiu ser chamado apenas pelo apelido, Caveira.

Para o grupo, o acesso ao transporte é um direito e uma forma de democratizar o acesso à educação, saúde, emprego, cultura e lazer. “Pego ônibus todos os dias. Temos um transporte precário e sem qualidade. Eu já achava o valor abusivo, agora aumentar a tarifa para R$ 3,30 é um absurdo”, declarou a moradora de São Bernardo, Chris Zanella.

Desde o anúncio do aumento da tarifa, a população da Região organiza manifestações contrárias. Outras cidades como Mauá, Diadema e Ribeirão Pires também tiveram protestos. No próximo dia 30 de janeiro os moradores de Mauá voltam às ruas para um novo ato.

Por Fabíola Andrade - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.