NOTÍCIA ANTERIOR
Festa dos servidores públicos da cidade de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete estreita elo com Brasília e cobra Estado
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/10/2012 | Cidade
População rejeitou campanha suja em Mauá, diz Donisete
População rejeitou campanha suja em Mauá, diz Donisete Donisete promete fazer governo inovador em Mauá. Foto: Luciano Vicioni
Donisete promete fazer governo inovador em Mauá. Foto: Luciano Vicioni
Donisete Braga faz avaliação do processo eleitoral que o fez sucessor de Oswaldo Dias

Um dia após ser escolhido o novo prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT) fez avaliação do processo eleitoral, nesta segunda-feira (29/10), e classificou a campanha de sua adversária, Vanessa Damo (PMDB), como a “mais violenta da história”. Diferentemente do discurso moderado da vitória, o petista argumentou que foi alvo de uma campanha suja, motivada pela veiculação de materiais negativos e sem assinatura.

“Foi a campanha mais violenta em termos de material apócrifo. Foi muito tenso, aconteceram muitos fatos que nos preocuparam. Mas a população demonstrou que não aceita material distribuído na calada da noite. E é bom que isso sirva de exemplo”, disse.

Braga referiu-se aos panfletos sem assinatura que foram amplamente distribuídos, sobretudo, no segundo turno, ligando-o ao processo policial que investigou a morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. A Justiça Eleitoral entendeu que os materiais beneficiaram a campanha de Vanessa, e vedou a exploração do caso na campanha, o que não ocorreu. “A Justiça proibiu a candidata de usar esse tema, mas ela a utilizou contra decisão judicial. A partir disso, foi a anti-campanha e foi um tiro no pé, porque a população repudiou”, defendeu. O vice-prefeito eleito, Helcio Silva (PT), também reforçou a tese de que a campanha negativa prejudicou a adversária. “O eleitor não aceitou baixarias, e preferiu uma campanha propositiva”.

Donisete disse que já iniciou articulação com o governo federal para viabilizar temas centrais de seu plano de governo, como a construção de cinco CEUs (Centros de Educação Unificados), extensão do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC), e mais investimentos para a saúde e urbanização de favelas. “Já conversei com os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento) e Aloizio Mercadante (Educação) e terei uma agenda com eles nessa semana para iniciarmos nosso trabalho em torno desses temas”, afirmou.

Transição – Donisete disse que pretende conversar com o prefeito, Oswaldo Dias (PT), nessa semana, para tratar do processo de transição. Uma comissão deve ser constituída a partir da próxima segunda-feira (05/11) para definir a montagem da equipe de governo. Indagado pelos jornalistas sobre a escolha do secretariado, Donisete disse que ainda não definiu como se dará o processo. “A composição será política e técnica”, resumiu. Durante sua exposição, o prefeito eleito fez bastantes elogios ao apoio que lhe foi dado pelo terceiro colocado na disputa, Átila Jacomussi (PPS), que aparece cotado para integrar o primeiro escalão.

Donisete disse não ter receio de encontrar uma base de oposição mais robusta na Câmara, tendo em vista que os partidos que estiveram no arco de aliança de Vanessa elegeram nove vereadores. “Eu não vejo problema, qual é o vereador que vai inviabilizar um inicio de governo?”. Braga adiantou, porém, que a principal missão dos vereadores eleitos de sua base é ocupar posição de destaque na composição da Mesa Diretora.

Vitória histórica - A coordenação da campanha do petista acrescentou que eleição de Donisete representa a maior vitória do PT na cidade no que se refere a quantidade de votos conquistados. Donisete Braga foi eleito neste domingo (28/10) com mais de 30 mil votos de diferença diante de sua adversária, Vanessa Damo (PMDB). O prefeito eleito teve 120.115 (57,14%) votos, enquanto Vanessa conseguiu 90.098 (42,86%). “Foi a maior votação da história do PT na cidade”, disse o vice-prefeito, Paulo Eugenio, que acumulou a coordenação-geral da campanha. “Missão cumprida”, brincou Eugenio. Donisete disse ainda que recebeu ligação do ex-prefeito Leonel Damo (pai de Vanessa), na manhã desta segunda. “O Leonel Damo me ligou para me cumprimentar pela vitória, porque ele sabe que Mauá tem muitos problemas para serem resolvidos. A disputa eleitoral acabou às 17 horas do último domingo”.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.