NOTÍCIA ANTERIOR
Câmara de Mauá vota incorporação de abono
PRÓXIMA NOTÍCIA
Leonel Damo vai deixar dívida de R$ 50 Milhões para nova administração
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/12/2008 | Cidade
População de Mauá vai eleger conselheiros tutelares no domingo
A população de Mauá vai ter mais uma vez a oportunidade de exercer sua cidadania. No próximo domingo (14) será realizada, das 8h às 17h, a eleição municipal para a escolha dos 15 conselheiros tutelares da cidade.

Ao todo, 57 candidatos se inscreveram, todos referendados por alguma entidade social por já trabalharem há mais de um ano com crianças e adolescentes no município. Para Amaury Fioravanti Júnior, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), a participação dos moradores é muito importante nesse dia. "Todo cidadão pode votar na escola municipal mais próxima de sua casa, levando consigo o título de eleitor e o RG", explica.

Mauá conta com 30 escolas municipais para votação, com duas urnas em cada uma, em média. "Pretendemos que seja uma votação rápida. A apuração das urnas vai ser feita nas próprias escolas e o resultado final já poderá ser conhecido às 20h do mesmo dia", afirma Júnior. A divulgação oficial dos resultados vai estar disponível no site da Prefeitura de Mauá (www.maua.sp.gov.br) e afixado na Secretaria de Assistência Social e da Cidadania, localizada na Av. Dom José Gaspar, 115, bairro Matriz.

Os 15 mais votados ocuparão o cargo de conselheiro e os 15 seguintes serão suplentes, porém os 30 eleitos devem fazer um curso obrigatório, com carga de 24 horas, no Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno, localizado no subsolo do Paço Municipal. O curso será ministrado nos dias 17, 18 e 19 de dezembro e vai abordar diversos temas ligados ao Conselho Tutelar.

De acordo com o presidente do CMDCA, a posse dos conselheiros vai ocorrer no dia 6 de janeiro de 2009 e o salário mensal de cada um é de R$ 1.277. Todos terão um mandato de três anos à frente da entidade.

O conselheiro tutelar é um cargo de grande importância para a criança e o adolescente. Compete a ele zelar para que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) seja respeitado, acompanhar o trabalho dos educadores para evitar a evasão escolar e os maus-tratos contra crianças e adolescentes, combater a prostituição infantil e zelar pela proteção do menor contra a violência doméstica.

Por Coordenadoria de Comunicação Social
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.