NOTÍCIA ANTERIOR
Celma Dias assume Ouvidoria Geral de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Revitalizado Ecoponto do Jardim Lisboa/Bairro Feital
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/05/2014 | Cidade
População de Mauá tem várias opções para vacinação contra gripe
População de Mauá tem várias opções para vacinação contra gripe Vacinação contra a gripe vai até 9 de maio. Crédito: Gil Sobrinho
Vacinação contra a gripe vai até 9 de maio. Crédito: Gil Sobrinho
A intensificação e diversificação de estratégias começaram nesta semana e buscam compensar os feriados que ocorreram as vésperas e durante a campanha.

Postos de vacinação na Praça 22 de Novembro, em mercados, lotéricas, feiras livres, associações comunitárias e igrejas fazem parte do esforço coletivo da Secretaria de Saúde de Mauá para garantir que toda a população alvo será vacinada contra a gripe. A intensificação e diversificação de estratégias começaram nesta semana e buscam compensar os feriados que ocorreram as vésperas e durante a campanha.

Cerca de 20 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e gerentes de UBSs estarão realizando a vacinação na Praça 22 de Novembro até a próxima sexta-feira (9), data oficial para o término da campanha. O atendimento na Praça acontece das 8h às 16h e abrange todo o público-alvo.

Francisca Andrade Vilar, de 86 anos, contou que não estava disposta a procurar uma UBS para tomar a vacina. “Eu estava sem tempo, mas essas meninas explicaram a importância e me convenceram”, relatou Francisca. Após ser vacinada, ela confessou: “Eu tenho medo de injeção, mas não doeu”!

Ruti Helena, 19 anos, funcionária de uma clínica de saúde da rede privada, aproveitou o horário de almoço para se vacinar. “Este posto na praça é fundamental para quem não tem horário disponível para ir até uma UBS. Todos os colegas já se programaram para vir,” explicou a jovem, acompanhada de outras colegas.

Levantamento até a última segunda-feira apontava uma cobertura geral de mais de 41% do público-alvo. Isto significa cerca de 40 mil pessoas imunizadas. As puérperas são o grupo com maior percentual de cobertura, 55%. Entretanto, este é o menor grupo em números absolutos, apenas 738 mulheres.

Os idosos representam o maior grupo com mais de 35 mil pessoas, sendo que 50,6% já foram imunizados. Funcionários de serviços de saúde também integram o público-alvo e no último levantamento representam a faixa com menor cobertura no município. Apenas 17% haviam tomado a vacina.

As Unidades de Saúde estão desenvolvendo a busca ativa para alcançar toda a população alvo de suas áreas de abrangência. Assim, o cadastro de gestantes, o espelho de vacinação infantil e os prontuários de idosos são referência para que os profissionais da unidade façam contato com as pessoas e convidem para irem tomar a vacina. Em algumas situações, como pessoas acamadas, a vacina pode ser aplicada na própria residência.

Oficialmente a Campanha de Vacinação vai até sexta-feira, dia 9. As UBSs aplicam a vacina das 7h às 17h.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.