DATA DA PUBLICAÇÃO 26/01/2017 | Setecidades
Ponte em Santo André será reconstruída daqui dois anos
Asfalto da passagem da avenida dos Estados cedeu no dia 17 de janeiro e via está interditada
O conserto da ponte da avenida dos Estados, em Santo André, deve sair apenas daqui dois anos, conforme informou a Prefeitura de Santo André. O asfalto da passagem cedeu no dia 17 de janeiro e, desde então, a via está interditada, o que causa congestionamento no acesso ao segundo subdistrito.
O reparo da ponte foi apontado como “inviável técnica e economicamente”, de acordo com um laudo técnico realizado por engenheiros da Prefeitura de Santo André e pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Governo do Estado. “Teríamos um gasto de R$3 milhões, com contrato emergencial, e cerca de 180 dias de tempo estimado para a conclusão dos trabalhos”, diz trecho de nota enviada pela administração municipal.
A nota diz também que a ponte será reconstruída apenas em 2019. “O projeto que temos aprovado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) já prevê a demolição desta ponte, daqui dois anos, e construção de novo viário sobre o Rio Tamanduateí. A construção de uma nova ponte no local seria, neste momento, desperdiçar dinheiro público”, informou a Prefeitura.
O laudo apresentado nesta quarta-feira (25/01) também apontou que o risco de afunilamento da calha do Rio Tamanduateí é ainda maior caso seja a Prefeitura execute alguma obra para recuperação ou reconstrução da passagem.
Após o ocorrido, o prefeito Paulo Serra (PSDB) afirmou que vai iniciar um programa de manutenção e recuperação de todas as pontes da avenida dos Estados. A definição foi tomada junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e engenheiros da Prefeitura. O DAEE também foi acionado, por tratar-se de uma ponte sobre o Rio Tamanduateí, que é de competência estadual.
ROTAS ALTERNATIVAS
A interdição da ponte afetou cerca de 4 mil motoristas, que trafegam diariamente pela região, conforme estudo realizado pela Prefeitura. Como a ponte permanecerá interditada até ser demolida, daqui dois anos, a solução apontada pela administração municipal foi criar três rotas alternativas.
As rotas serão traçadas a partir deste fim de semana. “Para estas intervenções serão executados serviços de sinalização horizontal e vertical, com custo aproximado de R$107 mil, reprogramação semafórica e readequação viária, esta última que exige obra tem previsão para ser finalizada em até uma semana, após o início”, informou a Prefeitura.
“Na prática teremos agora duas opções de conversão à esquerda para retorno no sentido Mauá, ao invés de uma. Serão apenas 150 metros a mais para o motorista que trafegar nos dois sentidos da avenida”, afirmou Paulo Serra, também por meio de nota.
Confira as opções de rotas que serão criadas pela Prefeitura:
Rota 01 – Os motoristas que vem de Mauá e dos bairros Parque Jaçatuba, Vila Curuça, Parque das Nações e Bangú com destino ao Bairro Campestre, av. Prestes Maia e rodovias Anchieta e Imigrantes, acessarão o Viaduto Adib Chammas pelas pontes da av. dos Estados – acessos Sams Club (apenas automóveis) e Carrefour (automóveis e caminhões).
Rota 02 – Fluxo viário com origem do Bairro Santa Terezinha e Vila Francisco Matarazzo, com destino ao Bairro Campestre, av. Prestes Maia e rodovias Anchieta e Imigrantes, acessarão a ponte da avenida Engenheiro Olavo Alaysio de Lima para conversão à esquerda na av. dos Estados, sentido Mauá e acesso ao Viaduto Castelo Branco.
Rota 03 – Para quem vem dos bairros Santa Terezinha, Parque das Nações e demais bairros citados na Rota 01 com destino ao Bairro Campestre, av. Prestes Maia e rodovias Anchieta e Imigrantes, o acesso será pela ponte da avenida Engenheiro Olavo Alaysio de Lima, que terá sentido de direção invertido para conversão à esquerda na av. dos Estados no sentido Mauá e acesso ao Viaduto Castelo Branco. O motorista que estiver sentindo Mauá passará a fazer o retorno na rotatória próxima ao viaduto.
O conserto da ponte da avenida dos Estados, em Santo André, deve sair apenas daqui dois anos, conforme informou a Prefeitura de Santo André. O asfalto da passagem cedeu no dia 17 de janeiro e, desde então, a via está interditada, o que causa congestionamento no acesso ao segundo subdistrito.
O reparo da ponte foi apontado como “inviável técnica e economicamente”, de acordo com um laudo técnico realizado por engenheiros da Prefeitura de Santo André e pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Governo do Estado. “Teríamos um gasto de R$3 milhões, com contrato emergencial, e cerca de 180 dias de tempo estimado para a conclusão dos trabalhos”, diz trecho de nota enviada pela administração municipal.
A nota diz também que a ponte será reconstruída apenas em 2019. “O projeto que temos aprovado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) já prevê a demolição desta ponte, daqui dois anos, e construção de novo viário sobre o Rio Tamanduateí. A construção de uma nova ponte no local seria, neste momento, desperdiçar dinheiro público”, informou a Prefeitura.
O laudo apresentado nesta quarta-feira (25/01) também apontou que o risco de afunilamento da calha do Rio Tamanduateí é ainda maior caso seja a Prefeitura execute alguma obra para recuperação ou reconstrução da passagem.
Após o ocorrido, o prefeito Paulo Serra (PSDB) afirmou que vai iniciar um programa de manutenção e recuperação de todas as pontes da avenida dos Estados. A definição foi tomada junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e engenheiros da Prefeitura. O DAEE também foi acionado, por tratar-se de uma ponte sobre o Rio Tamanduateí, que é de competência estadual.
ROTAS ALTERNATIVAS
A interdição da ponte afetou cerca de 4 mil motoristas, que trafegam diariamente pela região, conforme estudo realizado pela Prefeitura. Como a ponte permanecerá interditada até ser demolida, daqui dois anos, a solução apontada pela administração municipal foi criar três rotas alternativas.
As rotas serão traçadas a partir deste fim de semana. “Para estas intervenções serão executados serviços de sinalização horizontal e vertical, com custo aproximado de R$107 mil, reprogramação semafórica e readequação viária, esta última que exige obra tem previsão para ser finalizada em até uma semana, após o início”, informou a Prefeitura.
“Na prática teremos agora duas opções de conversão à esquerda para retorno no sentido Mauá, ao invés de uma. Serão apenas 150 metros a mais para o motorista que trafegar nos dois sentidos da avenida”, afirmou Paulo Serra, também por meio de nota.
Confira as opções de rotas que serão criadas pela Prefeitura:
Rota 01 – Os motoristas que vem de Mauá e dos bairros Parque Jaçatuba, Vila Curuça, Parque das Nações e Bangú com destino ao Bairro Campestre, av. Prestes Maia e rodovias Anchieta e Imigrantes, acessarão o Viaduto Adib Chammas pelas pontes da av. dos Estados – acessos Sams Club (apenas automóveis) e Carrefour (automóveis e caminhões).
Rota 02 – Fluxo viário com origem do Bairro Santa Terezinha e Vila Francisco Matarazzo, com destino ao Bairro Campestre, av. Prestes Maia e rodovias Anchieta e Imigrantes, acessarão a ponte da avenida Engenheiro Olavo Alaysio de Lima para conversão à esquerda na av. dos Estados, sentido Mauá e acesso ao Viaduto Castelo Branco.
Rota 03 – Para quem vem dos bairros Santa Terezinha, Parque das Nações e demais bairros citados na Rota 01 com destino ao Bairro Campestre, av. Prestes Maia e rodovias Anchieta e Imigrantes, o acesso será pela ponte da avenida Engenheiro Olavo Alaysio de Lima, que terá sentido de direção invertido para conversão à esquerda na av. dos Estados no sentido Mauá e acesso ao Viaduto Castelo Branco. O motorista que estiver sentindo Mauá passará a fazer o retorno na rotatória próxima ao viaduto.
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