NOTÍCIA ANTERIOR
Magia de Natal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Parque Nacional do Iguaçu recebe 1,6 milhão de pessoas de 172 países
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/12/2015 | Turismo
Pomerode é parada obrigatória
E se Blumenau é um belo exemplo de cidade que até parece de brinquedo de tão bonitinha, Pomerode (www.pomerode.sc.gov.br) é ainda mais. Localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú – a 30 quilômetros de Blumenau – possui cerca de 30 mil habitantes, que carregam o orgulho de dizer que moram na cidade mais alemã do Brasil. E não à toa. Tal fato pode ser comprovado antes mesmo de entrar na cidade. É que lá, ainda na estrada, fica o restaurante WunderWald (www.wunderwald.com.br), um dos mais típicos da região. Vale a pena pedir o prato típico para, no mínimo, duas pessoas (R$ 137,50) com um pouco do que se come por lá: marreco, bisteca de porco, chucrute, eisebein (joelho de porco) e bockwurst (salsichão alemão). Peça também uma bela e deliciosa porção de goulasch, carne em cubos ao molho. É de lamber os beiços.

Reserve um dia para dedicar à cidade, que faz parte da rota de arquitetura enxaimel. As casas de artesanato capricham na quantidade de itens que oferecem, incluindo as pinturas em cascas de ovos para decoração. Quando passear pelo centrinho, não deixe de visitar o teatro municipal e o parque municipal que, durante todo o ano, recebem os principais eventos do lugar. Festa Pomerana (janeiro), Osterfest (março) e a Weihnachtsplatz ou praça de Natal (dezembro) são alguns exemplos. Os museus Casa do Imigrante e do Marceneiro, e o Zoo Pomerode, fundado em 1932 e que conta com mais de 1.400 animais, fazem parte do lazer do local, assim como o Paraíso dos Lagos e o Parque de Malwee.

E DÁ-LHE CERVEJA
E claro que em Pomerode, assim como em Blumenau e outras cidades do Sul, a cerveja é um bem mais do que precioso. Elas integram, inclusive, o Roteiro das Cervejarias Artesanais. Por lá, a cervejaria que se destaca é a Schornstein (www.schornstein.com.br). Atualmente, eles distribuem para 18 Estados brasileiros e oferecem visitação à fábrica, assim como degustação em seu bar e restaurante. É possível experimentar sete sabores – incluindo pilsen, stout, bock, lager, weizen e ale – por R$ 15 por pessoa, por exemplo. A cervejaria segue a Lei de Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, criada em 1516, que limita a fabricação ao uso de quatro ingredientes: água, lúpulo, malte e fermento.

Por Marcela Munhoz - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6333 dias no ar.