DATA DA PUBLICAÇÃO 01/08/2009 | Veículos
Polo agora automatizado
A Volkswagen apresenta seu primeiro carro automatizado no mercado nacional. O Polo I-Motion, que chega nas versões hatch (R$ 42.589) e sedã (R$ 44.810) traz transmissão de cinco velocidades que dispensa o uso do pedal da embreagem, mas que não o transforma em um legítimo automático. A automatização se torna mais interessante para o trânsito urbano, porém, a engenharia da Volks se esforçou em entregar maior esportividade.
O resultado agrada, mas traz alguns inconvenientes. Na opção automatizada, aquela em que as trocas são efetuadas por uma central eletrônica, os trancos causam desconforto. Parece que o carro perde força, inclusive nas retomadas e acelerações.
O efeito é menos perceptível quando se opta pelas mudanças manuais, por meio da alavanca do câmbio. A transmissão responde mais rapidamente às trocas, que ficam mais emocionantes se utilizadas as borboletas localizadas atrás do volante - um equipamento que há alguns anos está presente nos carros mais avançados.
O posicionamento das marchas é mostrado em caracteres digitais no painel de instrumentos, sinal de modernidade no médio da VW.
O I-Motion também oferece o modo de condução esportiva, que é acionada por meio da tecla "S" no console. Num teste por estradas sinuosas na região que faz divisa entre São Paulo e o Sul de Minas, o I-Motion, na versão Sportline, mostrou desempenho surpreendente. As relações mais curtas permitiram esticar o desempenho do Polo, que enfrentou ladeiras até em quarta marcha sem perder o fôlego. O kick down - redução de marcha em busca de potência - permitiu aceleração em redução de marchas, nas curvas fechadas.
O acabamento do carro também foi melhorado, com couro nos assentos e laterais das portas. O I-Motion traz também a opção de consulta do computador de bordo por meio de uma tecla no volante - recurso até então disponível também nos carros mais caros, inclusive, dentro da própria Volkswagen.
O Polo continua equipado com motor 1.6 TotalFlex de 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool) que vai de 0 a 100km/h em 11,4 s (álcool) e 11.7 s (gasolina).
Externamente, o Polo é o mesmo. O que vai diferenciar o novo câmbio é o emblema I-Motion afixado na tampa traseira, tanto do hatch, como o do sedã. Ao equipar o Polo com uma série de itens de conforto e tecnologia, a Volks tenta agradar um público mais sofisticado e manter em bom nível as vendas do carro médio da montadora alemã no Brasil.
O resultado agrada, mas traz alguns inconvenientes. Na opção automatizada, aquela em que as trocas são efetuadas por uma central eletrônica, os trancos causam desconforto. Parece que o carro perde força, inclusive nas retomadas e acelerações.
O efeito é menos perceptível quando se opta pelas mudanças manuais, por meio da alavanca do câmbio. A transmissão responde mais rapidamente às trocas, que ficam mais emocionantes se utilizadas as borboletas localizadas atrás do volante - um equipamento que há alguns anos está presente nos carros mais avançados.
O posicionamento das marchas é mostrado em caracteres digitais no painel de instrumentos, sinal de modernidade no médio da VW.
O I-Motion também oferece o modo de condução esportiva, que é acionada por meio da tecla "S" no console. Num teste por estradas sinuosas na região que faz divisa entre São Paulo e o Sul de Minas, o I-Motion, na versão Sportline, mostrou desempenho surpreendente. As relações mais curtas permitiram esticar o desempenho do Polo, que enfrentou ladeiras até em quarta marcha sem perder o fôlego. O kick down - redução de marcha em busca de potência - permitiu aceleração em redução de marchas, nas curvas fechadas.
O acabamento do carro também foi melhorado, com couro nos assentos e laterais das portas. O I-Motion traz também a opção de consulta do computador de bordo por meio de uma tecla no volante - recurso até então disponível também nos carros mais caros, inclusive, dentro da própria Volkswagen.
O Polo continua equipado com motor 1.6 TotalFlex de 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool) que vai de 0 a 100km/h em 11,4 s (álcool) e 11.7 s (gasolina).
Externamente, o Polo é o mesmo. O que vai diferenciar o novo câmbio é o emblema I-Motion afixado na tampa traseira, tanto do hatch, como o do sedã. Ao equipar o Polo com uma série de itens de conforto e tecnologia, a Volks tenta agradar um público mais sofisticado e manter em bom nível as vendas do carro médio da montadora alemã no Brasil.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda