NOTÍCIA ANTERIOR
Golf entra na onda das séries limitadas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Será que pega?
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/08/2009 | Veículos
Polo agora automatizado
A Volkswagen apresenta seu primeiro carro automatizado no mercado nacional. O Polo I-Motion, que chega nas versões hatch (R$ 42.589) e sedã (R$ 44.810) traz transmissão de cinco velocidades que dispensa o uso do pedal da embreagem, mas que não o transforma em um legítimo automático. A automatização se torna mais interessante para o trânsito urbano, porém, a engenharia da Volks se esforçou em entregar maior esportividade.

O resultado agrada, mas traz alguns inconvenientes. Na opção automatizada, aquela em que as trocas são efetuadas por uma central eletrônica, os trancos causam desconforto. Parece que o carro perde força, inclusive nas retomadas e acelerações.

O efeito é menos perceptível quando se opta pelas mudanças manuais, por meio da alavanca do câmbio. A transmissão responde mais rapidamente às trocas, que ficam mais emocionantes se utilizadas as borboletas localizadas atrás do volante - um equipamento que há alguns anos está presente nos carros mais avançados.

O posicionamento das marchas é mostrado em caracteres digitais no painel de instrumentos, sinal de modernidade no médio da VW.

O I-Motion também oferece o modo de condução esportiva, que é acionada por meio da tecla "S" no console. Num teste por estradas sinuosas na região que faz divisa entre São Paulo e o Sul de Minas, o I-Motion, na versão Sportline, mostrou desempenho surpreendente. As relações mais curtas permitiram esticar o desempenho do Polo, que enfrentou ladeiras até em quarta marcha sem perder o fôlego. O kick down - redução de marcha em busca de potência - permitiu aceleração em redução de marchas, nas curvas fechadas.

O acabamento do carro também foi melhorado, com couro nos assentos e laterais das portas. O I-Motion traz também a opção de consulta do computador de bordo por meio de uma tecla no volante - recurso até então disponível também nos carros mais caros, inclusive, dentro da própria Volkswagen.

O Polo continua equipado com motor 1.6 TotalFlex de 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool) que vai de 0 a 100km/h em 11,4 s (álcool) e 11.7 s (gasolina).

Externamente, o Polo é o mesmo. O que vai diferenciar o novo câmbio é o emblema I-Motion afixado na tampa traseira, tanto do hatch, como o do sedã. Ao equipar o Polo com uma série de itens de conforto e tecnologia, a Volks tenta agradar um público mais sofisticado e manter em bom nível as vendas do carro médio da montadora alemã no Brasil.

Por Wagner Oliveira - Diário do Grande ABC / Enviado a Atibaia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.