NOTÍCIA ANTERIOR
Representantes de Mauá estarão no 7° Encontro Paulista de Museus
PRÓXIMA NOTÍCIA
Profissionais de tatuagem, piercing e estética são capacitados
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/06/2015 | Cidade
Políticas públicas de saúde serão debatidas em Mauá
Município realiza a IX Conferência Municipal de Saúde que abordará a questão do direito do povo brasileiro

A IX Conferência Municipal de Saúde terá sua abertura nesta quinta-feira (18), às 18h, seguida das plenárias nos dias 20 (sábado) e 21 (domingo), a partir das 8h30, no Teatro Municipal de Mauá. Organizada pela Secretaria de Saúde, a discussão que ocorre a cada dois anos e, desta vez teve sete pré-conferências realizadas em maio.

O tema será “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. A etapa municipal é preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília em dezembro.

A exemplo dos eventos de âmbito regional, estadual e nacional, a Conferência Municipal tem oito eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

A cada pré-conferência foram eleitos delegados que representarão as regiões da cidade no evento municipal. No total, considerando as vagas garantidas, como as dos conselheiros municipais, por exemplo, são 204 delegados e delegadas, sendo que 70 foram eleitos nas sete pré-conferências.

Desde a VIII Conferência, a rede de saúde de Mauá avançou em questões fundamentais como no combate à mortalidade infantil, cujos indicadores apontam o menor índice de mortalidade infantil da sua história. Isto significa que 19 bebês sobreviveram a mais em 2014, em comparação com 2013, segundo dados preliminares da Vigilância Epidemiológica. O indicador representa o óbito de 12,46 bebês a cada mil com menos de um ano, ou 72 óbitos em 2014, que teve 5780 nascimentos no total. Este número representa a queda de 20% se comparado com o ano de 2013, que teve 91 mortes, ou índice de 15,71. Em 1996, foram registradas 212 mortes.

Para alcançar a queda dos indicadores, o município investiu na ampliação das ações de pré-natal e acompanhamento da gestante e bebê, pelas unidades de saúde; promoveu formação para profissionais da área; reformulou coleta e análise de informações; avaliação multiprofissional; e outros.

Outras conquistas foram a contratação de profissionais, adesão ao programa Mais Médicos do governo federal, que possibilitou o aumento de 47 profissionais estrangeiros e, como consequência, a ampliação de 46 para 85 equipes de Saúde da Família. Outro avanço foi a ampliação do número de agentes comunitários de saúde, que passaram de 184, em 2013, para 340 em 2015. Houve também a implantação do serviço de motolância, oferta de prótese dentária e foi iniciada a construção das novas sedes das UBS Jardim Oratório e Itapark e a reforma de outras 14 unidades, além da implantação de residência médica, entre outros.

Entre as propostas apresentadas nas pré-conferências, que serão levadas ao evento municipal, está a de ampliar as vagas ambulatoriais: consultas e exames especializados, conforme as demandas existentes nos municípios, nos equipamentos estaduais (hospitais e AMEs – Ambulatório Médico Especializado).

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.