NOTÍCIA ANTERIOR
Equipe de Vôlei de Mauá visita Prefeitura antes de embarcar para Natal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá participa do 1º Encontro de Cidades Educadoras da América Latina
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/09/2013 | Cidade
Política de saneamento em Mauá colabora na limpeza do rio Tietê
Política de saneamento em Mauá colabora na limpeza do rio Tietê Seminário tratou dos desafios dos Planos Municipais de Esgotamento Sanitário. Crédito: Roberto Mourao/PMM
Seminário tratou dos desafios dos Planos Municipais de Esgotamento Sanitário. Crédito: Roberto Mourao/PMM
Seminário apresenta avanços e desafios atuais e para os próximos anos na cidade

Uma das melhores notícias resultantes da realização do Seminário de Saneamento, realizado de 27 a 29 no Centro de Formação de Professores de Mauá, foi o fato de que a cidade já tem contribuído significativamente para a despoluição do rio Tamanduateí e, por conseguinte, do rio Tietê, do qual é afluente.

A última parte do evento ocorreu nesta quinta-feira (29/8), abordando avanços e desafios dos Planos Municipais de Esgotamento Sanitário e o de Drenagem.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Afonso Pereira um dos organizadores da atividade, “com as contribuições obtidas por meio do Seminário, o próximo passo é agregá-las ao Plano Municipal de Saneamento para, posteriormente, encaminhá-lo para apreciação na Câmara Municipal”. Este documento irá nortear as políticas de saneamento na cidade no período de 2013 a 2043.

Segundo o superintendente da Foz do Brasil, Tadeu Pinto, concessionária que opera o sistema de esgotamento sanitário na cidade, por meio da implantação de rede coletora e construção da Estação de Tratamento de Esgotos, no bairro Capuava a sinergia com os moradores tem ajudado muito no trabalho de fazer as ligações residenciais nos coletores, para retirar despejos irregulares de resíduos dos córregos e rios da cidade. “Hoje, 90% dos imóveis que contam com ligação de água têm também ligação de esgoto. São aproximadamente 556 quilômetros de redes coletoras e 30 quilômetros de coletores tronco”, disse o superintendente. Tadeu explicou também que algumas nascentes, como a do rio Tamanduateí já estão totalmente despoluídas.

Esta informação foi saudada pelos demais participantes do evento, como o coordenador de Assuntos Especiais do Governo do Estado e do Plano de Despoluição de Rios, Rodolfo Costa e Silva. “Um jeito de você melhorar o lugar onde vive é mudar a lógica e fazer espaços que valorizem a cidade. É preciso aproveitar os potenciais e promover a valorização urbana, explorando as condições favoráveis do rio para lazer e turismo, por exemplo, que por si próprias pagam os investimentos necessários”, explicou Rodolfo.

O professor doutor da Universidade Mackenzie, Antonio Eduardo Giansante explicou que é fundamental pensar a Drenagem em um sentido maior, atrelada à questão urbana e qualidade de vida. O Plano Municipal de Drenagem, para o qual o professor colaborou, possibilitará a valorização dos rios e recuperação de várzeas e áreas verdes, permitindo, inclusive, melhoria na qualidade da água em longo prazo. Outra sugestão é a criação de parques lineares às margens de rios e córregos, para lazer e como meio de drenagem da água da chuva. “Drenar significa proteger a população”, disse, explicando que isto evita enchentes, alagamentos, poluição e destruição do meio ambiente, tanto em Mauá quanto nos demais municípios.

A secretária de Meio Ambiente, Tânia Regina Vieira explicou que a cidade “tem o diagnóstico do grau de ocupação de cada um dos córregos em Áreas de Proteção Permanente (APPs), o que permitirá elaborar ações para revitalização destes espaços, inclusive, para melhorar as áreas de drenagem.” Outra gestora da Prefeitura, a secretária de Saúde, Lumena Furtado participou do debate afirmando que a “política de saneamento básico tem impacto determinante na qualidade de vida e nos indicadores de Mortalidade Infantil. Transformar o jeito de viver na cidade, com arborização, parques e outros, interfere inclusive na saúde mental das pessoas”.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.