NOTÍCIA ANTERIOR
McCain e democratas estudam opções para candidatos a vice
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tribunal absolve francesa que matou filha portadora de deficiência
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/03/2008 | Internacional
Polícia isola área do Times Square em Nova York após explosão
Uma pequena bomba explodiu nesta quinta-feira um posto de recrutamento das Forças Armadas americanas em Times Square, Nova York (EUA).

Segundo a polícia, a explosão aconteceu pouco antes das 4h (6h de Brasília), destruindo a vidraça e danificando a porta do pequeno local na praça, cenário freqüente de manifestações contra a guerra. Ninguém ficou ferido.

O posto de recrutamento atingido é um dos mais conhecidos do Exército americano por ficar em um dos locais mais freqüentados pelos turistas em Nova York.

Atrás da janela quebrada pela explosão era possível ver o famoso cartaz que remonta à Primeira Guerra Mundial com o "Tio Sam" e a frase "Preciso de você para o Exército dos Estados Unidos".

A área foi isolada e fechada aos pedestres. Uma unidade do esquadrão antibombas inspecionou o local. Dezenas de veículos de emergência seguiram para Times Square e a praça era sobrevoada por um helicóptero da polícia.

No entanto, o tráfego de veículos permaneceu liberado neste importante cruzamento de ruas e avenida. O metrô, que chegou a ter o serviço interrompido após a explosão, voltou rapidamente à normalidade.

O comissário de polícia Ray Kelly afirmou que a explosão foi resultado de uma bomba improvisada, mas capaz de provocar ferimentos sérios ou até mesmo a morte. "Não era um artefato particularmente sofisticado, era um explosivo caseiro colocado em uma caixa de munições de fácil acesso em lojas de material militar usado", disse Kelly.

De acordo com Kelly, uma testemunha disse ter visto uma pessoa encapuzada em uma bicicleta com uma mochila pouco antes do incidente. O Departamento de Segurança Interna anunciou, entretanto, que nada permite indicar que exista a menor ameaça para a segurança dos Estados Unidos.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, por sua vez, condenou o fato e disse que a cidade não se deixaria intimidar. "O fato de que, ao que parece, tinha como alvo o posto de recrutamento insulta cada um de nossos corajosos homens e mulheres mobilizados no mundo combatendo para defender nossas liberdades", disse Bloomberg em entrevista coletiva.

O posto de alistamento de Times Square foi inaugurado logo depois da Segunda Guerra Mundial, em 1946, mas a estrutura atual, uma construção coberta de vidro do tamanho de um grande caminhão, é mais recente.

Antecedentes - Em outubro do ano passado, uma bomba de fabricação caseira explodiu diante do consulado do México em Nova York, destruindo as janelas. Em 2005, dois artefatos explosivos danificaram a fachada do consulado da Grã-Bretanha. Os dois incidentes aconteceram de madrugada, assim como a explosão de Times Square.

Nova York prossegue em estado quase permanente alerta desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, quando dois aviões de passageiros seqüestrados atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, matando mais de três mil pessoas.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.