NOTÍCIA ANTERIOR
Com amplo apoio na região, Edinho lança nome no PED
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sábado ferveu no Estância
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/10/2007 | Cidade
Polícia aponta 73 cruzamentos perigosos
O comando da Polícia Militar no Grande ABC listou 73 cruzamentos de trânsito como os mais perigosos da região, segundo ocorrências registradas pela Secretaria de Segurança Pública. Santo André é o município com maior número de endereços na lista. São 41 pontos ou 56,1% do total.

O resultado confirma a sensação de insegurança dos moradores da cidade em transitar pelas vias públicas. A morte da corretora de seguros Aparecida Donda Gebara, 32 anos, num semáforo entre as ruas Juquiá e Javaés no mês passado, levou o cruzamento à lista.

Diadema também tem boa participação no estudo. A cidade é dona de 18 cruzamentos de risco (24,6%), entre eles o ponto que liga as avenidas Conceição e Presidente Kennedy, no Centro. Local da morte da estudante Tamires da Silva Burlani, 19 anos, em agosto. Em seguida, no ranking, estão Mauá, Ribeirão Pires e São Caetano. Rio Grande da Serra está fora do levantamento.

O levantamento é base de um trabalho policial classificado como Operação Cruzamento, que visa diminuir a criminalidade nas regiões apontadas. Segundo a PM, equipes são deslocadas, de acordo com informações do mapa, para realizar patrulhamento direcionado, com viaturas em horários pré-determinados.

O comandante-geral da região, coronel Cláudio Rissoto, diz que ações de inteligência garantem bons resultados. “Toda semana deslocamos internos, da área administrativa, para operações especiais. A presença policial, somada a melhorias municipais, como boa iluminação e fiscalização das principais avenidas com câmeras de vídeo, fazem parte de um programa de redução de oportunidades”, revela.

A polícia também alerta para o uso de filmes nos vidros dos carros. O acessório é considerado uma faca de dois gumes. O ladrão não vê objetos de valor no interior do veículo, mas os policiais também não conseguem identificar vítimas de sequestros relâmpago.

Levantamento do "Diário", com taxistas, aponta outras esquinas

Levantamento semelhante feito pelo Diário junto a taxistas apontou resultado diferente do mapeamento policial. Há cruzamentos repetidos, mas a maioria dos pontos mencionados por quem está acostumado a transitar pela região não está na lista.

Para os taxistas, por exemplo, toda a extensão da Avenida Goiás, em São Caetano, merece atenção do motorista. A cidade, e toda a região, é recordista em roubos de carros. Mesmo assim, a principal via do município não consta entre os 73 cruzamentos.

Falha semelhante é notada em São Bernardo. Avenidas de grande movimento não foram mapeadas. Entre elas, estão Senador Vergueiro, José Odorizzi e Robert Kennedy, além das ruas dos Vianas, Frei Gaspar e Marisa Prado.

Em Santo André, o mapeamento da polícia foi mais compatível com o resultado obtido pela reportagem. A Prefeitura confirma os locais e garante que os mesmos recebem atenção de um programa desenvolvido em parceria com a Guarda Municipal.

“Estamos finalizando um plano municipal de segurança. Até dezembro, vamos instalar câmeras nos 11 cruzamentos mais críticos. O investimento será de R$ 1 milhão. Também temos parceria com as polícias e a Guarda, para ronda regional”, conta o secretário interino de Governo, Gilmar Silvério.

Por Adriana Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.