NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete atende rival e cita realizações como deputado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Por aliança, Donisete e Atila peregrinam em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/10/2012 | Cidade
PMDB tenta evitar efeito Lula na campanha de Donisete em Mauá
PMDB tenta evitar efeito Lula na campanha de Donisete em Mauá Vanessa: feliz pelo fato de o PMDB ter reconhecido a importância de Mauá; Lula já subiu no palanque de Donisete em comício no primeiro turno. Fotos: Fabiano Ibidi e Rodrigo Pinto
Vanessa: feliz pelo fato de o PMDB ter reconhecido a importância de Mauá; Lula já subiu no palanque de Donisete em comício no primeiro turno. Fotos: Fabiano Ibidi e Rodrigo Pinto
Núcleo duro peemedebista estaria negociando com os dirigentes do PT a ausência do ex-presidente no palanque

A campanha da candidata à Prefeitura de Mauá, Vanessa Damo (PMDB), tenta evitar que seu adversário, Donisete Braga (PT), tenha em seu palanque a presença do ex- residente Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno. Isso porque os peemedebistas admitem que o comício que Lula fez na avenida Portugal, no final do primeiro turno, foi um dos principais fatos políticos da campanha, que inflou a candidatura de Braga, levando-o a vitória parcial no primeiro turno, com 76.154 (38,34%). Para isso, o núcleo duro do PMDB estaria negociando com os dirigentes do PT a ausência de Lula no palanque de Braga. Essa negociação teria como base o acordo que selou a adesão de Gabriel Chalita (PMDB) à campanhade Fernando Haddad (PT), na Capital.

Indagada se essa articulação visa bloquear o efeito Lula na campanha petista, Vanessa avalia que ainda não há uma definição. Mas comemora a possibilidade de duelar com o adversário sem o apoio pessoal do ex-presidente. “O PMDB tem uma importância muito grande no Brasil, e obviamente tem liberdade para fazer algumas reivindicações. Eu me sinto feliz pelo fato de o PMDB ter reconhecido a importância de Mauá, e ter feito um apelo.E aí vai depender se o PT vai ouvir esse apelo. Mas isso compete à cúpula do PMDB com a cúpula do PT. O fato de eu ter sido lembrada nesse acordo na Capital para mim mostra uma preocupação grande conosco, e com o futuro de Mauá”, afirmou, em declaração que pode ser lida como uma admissão de que Lula é uma ameaça aos planos da candidata.

Por outro lado, os petistas não acreditam que o ex-presidente seja demovido do processo eleitoral de Mauá por causa dessa composição. O coordenador geral da campanha de Braga, Paulo Eugenio, disse que Lula ainda não definiu se virá a Mauá, mas há uma possibilidade de fazerem uma carreata na cidade. “O Lula tem um carinho muito grande por Mauá, e já fez um comício com a gente, demonstrando interesse em participar ainda mais”. Eugenio lembrou ainda que o fato de Vanessa ter feito aliança com o PSDB é um fato que impede qualquer negociação na esfera nacional. “O PSDB é o principal adversário do PT no Brasil, e está junto com a adversária.”

Procurado para comentar o caso, Braga preferiu não polemizar. “O Lula é uma liderança nacional, e já mostrou que tem preocupação com Mauá. A adversária deveria se preocupar com a agenda dela”, disse, referindo-se ao fato de o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), não ter subido no palanque de Vanessa no primeiro turno. Donisete Braga citou ainda que é amigo de Chalita, e inclusive teria oferecido um jantar para o peemedebista em sua casa.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.