NOTÍCIA ANTERIOR
Ex-assessor de Renan acusado de espionagem reclama no Senado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ministros têm autorização para deixar o País
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/10/2007 | Política
PMDB deve obrigar membros do partido a votarem a favor da CPMF
Para ‘agradar’ o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e garantir a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga até 2011 a cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), imposto com prazo de extinção previsto para o fim deste ano, o PMDB deve ‘fechar questão’ e obrigar os senadores do partido a votarem a favor da manutenção do tributo.

Como os peemedebistas são maioria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), local onde neste momento tramita a proposta, seria possível rejeitar o parecer da relatora Kátia Abreu (DEM-TO), que já avisou que seu relatório recomendará a não aprovação da PEC.

Com isso, a proposta seguiria para o plenário, onde terá que ser aprovada em dois turnos (com os votos de 49 dos 81 senadores) para ser finalmente promulgada, sem a necessidade de sanção presidencial.

Na CCJ, o PMDB teme um comportamento rebelde dos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Pedro Simon (PMDB-RS), que nem sempre concordam com as posições adotadas pela legenda.

Por isso, o líder peemedebista no Senado, Valdir Raupp (RO), admitiu que a sigla estuda a possibilidade de ‘fechar questão’ a favor da CPMF e punir os parlamentares que forem contra a manutenção do imposto. A oposição já avisou que votará em peso pelo fim do tributo.

Por Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.